Projeto editorial, que representa a mais importante coletânea de textos referentes ao movimento das Misericórdias portuguesas, vai ser apresentado no próximo dia 14 de novembro, pelas 17h00.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em parceria com o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, lançou um projeto editorial intitulado ‘Portugaliae Monumenta Misericordiarum’. A coleção completa deste projeto, que visa resgatar a história das Misericórdias e contribuir para um melhor conhecimento dessa mesma história, vai ser apresentado no próximo dia 14 de novembro, pelas 17h, na sede da UMP (Rua de Entrecampos, 9, Lisboa).

A parceria estabelecida entre as duas instituições foi formalizada no ano 2000 e, ao longo de mais de dez anos, uma equipa de investigadores e historiadores visitou mais de 100 Misericórdias, pesquisando em dezenas de instituições que vão desde a Torre do Tombo e Biblioteca Nacional ao Arquivo Histórico Ultramarino. Nesta incursão pelos arquivos históricos das Misericórdias foram também contemplados os territórios de antigo império ultramarino, como por exemplo, Goa, na Índia e Bahia, no Brasil.

Este projeto editorial ajudou a criar uma sensibilidade em relação ao património das Misericórdias e também a fazer uma primeira aproximação da sua inventariação, uma vez que uma das tarefas realizada ao longo do projeto foi a da identificação dos grandes núcleos documentais que existem ainda em cerca de 300 Misericórdias.

A coleção ‘Portugaliae Monumenta Misericordiarum’ congrega um conjunto exaustivo de documentos que permitem melhor conhecer e estudar a história das Misericórdias portuguesas, além de estudos de síntese, e está disponível no site da UMP.

A sessão de apresentação desta coleção vai contar com intervenções do presidente da UMP, Manuel de Lemos, do coordenador científico da obra, Pedro Paiva, e do diretor do CEHR, Paulo Fontes.

 

Coleção ‘Portugaliae Monumenta Misericordiarum’

Volume 1 – Fazer a história das Misericórdias

Volume 2 – Antes da fundação das Misericórdias

Volume 3 – A fundação das Misericórdias: o Reinado de D. Manuel I

Volume 4 – Crescimento e consolidação: de D. João III a 1580

Volume 5 – Reforço da interferência régia e elitização: o governo dos Filipes

Volume 6 – Estabilidade, grandeza e crise: da restauração ao final do reinado de D. João V

Volume 7 – Sob o signo da mudança: de D. José I a 1834

Volume 8 – Tradição e modernidade: o período da monarquia constitucional (1834-1910)

Volume 9 – Misericórdias e secularização num século turbulento: 1910-2000 [Tomo 1]

Volume 9 – Misericórdias e secularização num século turbulento: 1910-2000 [Tomo 2]