A Misericórdia de Ponte da Barca inaugurou as obras de reabilitação da creche e do jardim de infância no dia mundial da criança

O passado dia 1 de junho, dia mundial da criança, foi a data que também assinalou a inauguração do espaço exterior do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças”, em Ponte da Barca. Na cerimónia estiveram presentes o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Rui Folha, restante mesa administrativa e o secretário-geral da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Paulo Moreira. A obra de requalificação do espaço exterior do estabelecimento de ensino foi possível graças ao apoio do Fundo Rainha Dona Leonor.

Numa cerimónia marcada pela descontração e alegria dos mais pequenos, o estabelecimento de ensino barquense inaugurou um espaço exterior completamente renovado e dotado de novos e vistosos equipamentos para o desfrute dos alunos e de toda a comunidade escolar. O provedor de Ponte da Barca, no seu discurso inaugural, destacou “o dia mundial da criança para inaugurar este espaço é motivo de grande orgulho já que mais uma vez fica a prova de que temos o foco na educação, na felicidade e no bem-estar daqueles que são os principais protagonistas do futuro”.

Destacando e agradecendo ao Fundo Rainha Dona Leonor pelo apoio prestado para a execução destas obras de requalificação, Rui Folha deu nota de algumas dificuldades sentidas pela instituição. “Admitimos enquanto mesa administrativa que é com alguma mágoa que vemos o potencial de crescimento ser estrangulado por algumas inibições. Contudo, temos perseguido o nosso caminho, certos de que os espaços atrativos são mais capazes de fazer as crianças felizes. E foi nesse contexto que surgiu a candidatura ao Fundo Rainha Dona Leonor. Tornando este lugar mais aprazível e seguro, possibilitando igualmente, momentos de encontro intergeracional”.

Criado no âmbito de uma parceria entre UMP e Santa Casa de Lisboa, o Fundo Rainha Dona Leonor foi criado há quatro anos e visa apoiar a recuperação de infraestruturas sociais e de saúde e, mais recentemente, também os espaços relacionados com património cultural, possibilitando desta forma às instituições reformar e renovar os espaços para melhor servir a população. “Sem este apoio não poderíamos ter conseguido a reestruturação deste espaço por isso deixo as minhas palavras de profundo agradecimento ao Dr. Paulo Moreira e à Dra. Inês Dentinho”, afirmou o provedor.

A representar a UMP, Paulo Moreira mostrou-se agradecido com o convite para a inauguração do novo espaço. “Fiquei francamente bem impressionado com os resultados que aqui vemos. Está aqui o segredo da longevidade das Misericórdias. Existem em Portugal há mais de 500 anos e se olharmos para atrás não temos muitas instituições que se possam vangloriar duma longevidade tão grande. O segredo é que as Misericórdias resistem, perduram e continuam porque interpretam o sentido das comunidades onde estão e respondem aos problemas”.

A propósito do futuro, revelou: “saio de aqui bastante animado por ter ouvido tantas crianças dizer que quando forem grandes querem ser irmãos da Misericórdia. Estou seguro que a Misericórdia de Ponte da Barca tem garantida a sua existência pelo menos mais três ou quatro gerações”.

A cerimónia contou com a presença de mais de uma centena de pessoas entre pais, colaboradores e educadoras. Os meninos e meninas da instituição fizeram a representação teatral dum excerto do livro infantil da Misericórdia de Ponte da Barca, “Menina perdida no Lar”, da autoria do professor barquense Luís Arezes, que foi o narrador da história que os mais pequenos protagonizaram. Para encerrar, os alunos entoaram o hino da Misericórdia. “Quando for grande quero ser irmão da Misericórdia”, ouviu-se a viva voz no Jardim de Infância e Creche José Carneiro Bouças. Voz das Misericórdias, Vanessa Reitor