O programa “Gulbenkian Cuida” selecionou, em concurso, 69 organizações da sociedade civil para reforçar a sua capacidade de resposta aos idosos em tempo de pandemia, no âmbito de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Segurança Social. Foram escolhidos projetos de 16 Misericórdias, nas regiões norte, centro, sul e ilhas, que prestam apoio aos idosos na satisfação das principais necessidades e promoção do seu bem-estar.

S. Brás de Alportel | Serviço mais robusto e mais próximo

A Misericórdia de São Brás de Alportel vai garantir um serviço de apoio domiciliário “mais robusto, mais próximo e muito mais moldável à necessidade de cada beneficiário”, para atenuar o isolamento e fragilidades de 20 idosos, que foram acentuadas com a pandemia. Segundo o provedor Júlio Pereira, este apoio ajusta-se à realidade de cada indivíduo, consoante as necessidades, incluindo desde alimentação, higiene, acompanhamento e deslocação a serviços de saúde. A equipa multidisciplinar, reforçada com dois novos elementos, vai assegurar “contacto permanente e monitorização, presencial e pelo telefone, junto de idosos desfavorecidos, isolados, sem retaguarda familiar ou autonomia para se deslocar e realizar atividades de vida diária”.

Amares | Atenuar o impacto da pandemia

O projeto “Aproximar Amares” visa atenuar os impactos negativos da pandemia na vida dos idosos em situação de isolamento social do concelho, alargando o leque de serviços prestados no domicílio, entre meados de maio e dezembro de 2020. A intervenção multidisciplinar pretende assegurar serviços de alimentação, higiene (pessoal e habitacional), acesso a medicação, literacia em saúde, acesso a cuidados de saúde e manutenção de laços familiares e comunitários. Em nota informativa, a Santa Casa de Amares revela que o projeto foi desenhado com o intuito de capacitar as pessoas idosas e famílias em situação de isolamento, promovendo a “autonomia reequilíbrio emocional e familiar, fortalecendo as redes de suporte familiar e social, apesar da situação de distanciamento social que vivem”.

Mogadouro | Combater o isolamento dos idosos

A Misericórdia de Mogadouro vai reforçar o apoio prestado aos utentes do serviço de apoio domiciliário com teleassistência e acompanhamento permanente a 110 idosos, que residem em 30 aldeias abrangidas no concelho. O objetivo, segundo nota informativa, é “combater o isolamento que se agravou com o decretar do estado de emergência” e garantir proteção e vigilância aos idosos que se encontram no seu domicílio, proporcionando “maior bem-estar físico e emocional”. Este contacto diário, de proximidade, será feito através de um aparelho de teleassistência de utilização simples, de maio a dezembro de 2020. Bastará carregar no botão e transmitir as necessidades a um dos técnicos do outro lado da linha.

Penalva do Castelo | Serviços de saúde em casa

O projeto, iniciado em maio, consiste na prestação de serviços de fisioterapia e enfermagem ao domicílio a cerca de 45 idosos do concelho. A equipa, constituída por fisioterapeuta e enfermeiro, já está no terreno a fazer a avaliação das do grau de dependência e principais fragilidades dos utentes para adaptar a intervenção às necessidades individuais de cada caso. Segundo a diretora técnica da instituição, Carla Gonçalves, este apoio pretende ser uma “mais-valia para os idosos mais isolados e distantes das principais áreas urbanas que de outra forma não têm possibilidade de aceder a estes serviços”.

Sines | Assegurar o bem-estar de 100 idosos

A Misericórdia de Sines vai desenvolver um conjunto de atividades no domicílio dos idosos, para fazer face às suas principais necessidades, melhorar o seu bem-estar e atenuar o consequente isolamento. Com o apoio de entidades locais do concelho, como autarquia, juntas de freguesia, GNR e centro de saúde, a Santa Casa vai prestar acompanhamento psicológico, apoio no acesso a bens essenciais como alimentação, higiene pessoal, medicação e idas ao correio, pequenas reparações em casa e atividades lúdicas. Para atenuar a solidão dos idosos, está ainda prevista a utilização de dispositivos tecnológicos que permitam a interação com familiares e amigos distantes. Estão abrangidos por este projeto mais de 100 idosos apoiados pelo serviço de apoio domiciliário.

Campo Maior | Garantir que ‘ninguém está só’

Mais de 50 idosos de Campo Maior vão ser abrangidos pelo projeto da Santa Casa campomaiorense, entre maio e dezembro deste ano. O objetivo da iniciativa é complementar os serviços já prestados no domicílio dos idosos, onde se incluem utentes de SAD e centro de dia, através do reforço de equipamentos para entrega de refeições, atividades de estimulação e motricidade e dispositivos de teleassistência para reforçar a segurança e atenuar isolamento dos utentes. Desta forma, a instituição reforça o apoio prestado à população idosa, mais vulnerável à pandemia Covid-19.

Góis | Ser feliz na sua própria residência

Face às contingências impostas pela pandemia, a Misericórdia de Góis viu-se obrigada encerrar o centro de dia, em Vila Nova do Ceira, e a reforçar o serviço de apoio domiciliário, à semelhança de outros pontos do país. Nesta conjuntura, a Santa Casa reforçou a equipa multidisciplinar que presta apoio no domicílio com dois elementos, onde se incluem, neste momento, enfermeiro, psicólogo, assistente social, ajudante familiar e fisioterapeuta. No âmbito do projeto, a Santa Casa garante refeições diárias, higiene pessoal e da habitação, tratamento de roupa, aquisição e entrega de bens essenciais como medicamentos e, caso seja necessário, o pagamento das faturas de água, luz e telefone a 50 idosos no domicílio.

Vila Franca do Campo | Reforçar o apoio domiciliário

A Misericórdia de Vila Franca do Campo reforçou o apoio prestado aos idosos do concelho, no início de maio, com serviços de deslocação ao exterior, como idas ao supermercado, farmácia e outros recados, acompanhamento telefónico regular e apoio no acesso à saúde, com o agendamento de consultas. O objetivo, segundo o secretário-geral da instituição, Rui Rainha, é “reforçar os meios disponíveis e combater o isolamento dos idosos”, com apoio nas atividades de vida diária, num período em que continuam constrangidos e limitados às suas residências. Este apoio complementar vem juntar-se aos serviços de refeições, lavandaria, higiene pessoal e habitacional, já prestados pela equipa de serviço de apoio domiciliário, entretanto reforçada com um novo elemento.

Alijó | Melhorar a intervenção na pandemia

A Misericórdia de Alijó vai reforçar o apoio prestado a cerca de 50 idosos no domicílio, em Alijó e no Pinhão, com o acompanhamento de cuidados de enfermagem e o empréstimo de ajudas técnicas, como colchões anti escaras, camas e cadeirões. Desta forma, a instituição vê reforçada a sua capacidade de resposta à população idosa, em situação de maior isolamento e vulnerabilidade, com uma intervenção de proximidade aos utentes de serviço de apoio domiciliário que sofreu alterações nesta altura da pandemia Covid-19.

Moimenta da Beira | Apoio mais personalizado a 60 idosos

A Misericórdia de Moimenta da Beira vai garantir um acompanhamento mais personalizado e regular aos idosos no domicílio, com serviços de monitorização do estado de saúde por um enfermeiro, gestão e acompanhamento da medicação e reforço dos meios de comunicação para facilitar contacto com os técnicos da instituição e familiares. O projeto vai abranger cerca de 60 idosos, podendo vir a ser alargado aos utentes de centro de dia, que estão também a receber as visitas das equipas de SAD para atenuar o isolamento e desânimo de quem está confinado ao seu domicílio.

Ribeira Grande | Alargar apoio com a ajuda de parceiros

A Misericórdia de Ribeira Grande vai alargar a intervenção junto da população idosa de oito freguesias do concelho, com o reforço de ajudas técnicas, e outras necessidades sinalizadas, em colaboração a autarquia, centro de saúde e entidades locais. Segundo a assistente social, Ana Cabral, a iniciativa destina-se, sobretudo, aos “idosos sozinhos, sem retaguarda familiar” e tem capacidade para apoiar “no mínimo 30 idosos, além dos 130 já estão abrangidos pelo serviço de apoio domiciliário”. Para a concretização deste objetivo, a colaboração local é “determinante para chegar mais depressa a estas pessoas”. Em relação aos novos desafios, a Santa Casa diz-se pronta para “trabalhar ainda com mais garra”.

Redinha | Socialização, qualidade de vida e afetos

A Misericórdia da Redinha está a apoiar 50 idosos no domicílio com um leque de serviços mais alargado, desde o início de maio, que promovem a socialização, qualidade de vida, manutenção dos laços familiares à distância, saúde e envelhecimento ativo e saudável. Segundo nota da instituição, o projeto contempla o reforço da intervenção com atividades de animação sociocultural e apoio psicológico para “dar resposta às necessidades efetivas de uma população que se prevê que fique confinada ao seu domicílio por longos meses”. A verba disponibilizada permitiu ainda a aquisição do sistema interativo siosLife móvel e o reforço de equipamentos que possibilitam o fornecimento das refeições.

Venda do Pinheiro | Reforço dos afetos com voluntariado

A Misericórdia de Venda do Pinheiro vai reforçar o apoio prestado aos idosos da comunidade, no âmbito do projeto “Criar Afetos”, com a colaboração de jovens voluntários. A verba atribuída vai ser aplicada na aquisição de dispositivos móveis com acesso à internet para os utentes interagirem com familiares e amigos à distância, na construção de uma horta comunitária no exterior do centro de dia e na realização de visitas semanais aos idosos para confraternização e compra de mercearias. Colaboram nesta atividade sete jovens, designados carinhosamente de “Moços de Recados”. Nesta iniciativa, insere-se ainda a aquisição de equipamentos de proteção individual para assegurar que todas as visitas são feitas em segurança.

Alfeizeirão | Assegurar transporte acompanhado

A Misericórdia de Alfeizerão vai disponibilizar um serviço de transporte acompanhado, mediante marcação, para os residentes da freguesia que necessitem de fazer deslocações à farmácia, ao supermercado e a consultas médicas. Além de assegurar o transporte, a equipa do projeto "Alfeizerão Social" está disponível para acompanhar e ajudar os idosos nas tarefas, sem qualquer custo associado para os utilizadores. O objetivo é diminuir o isolamento da população idosa durante a pandemia de Covid-19.

Fronteira | Serviço mais completo e sustentado

A Misericórdia de Fronteira iniciou em maio um projeto de apoio domiciliário mais completo, para os utentes de SAD e centro de dia, mediante a aquisição de equipamentos telefónicos para contacto permanente com os idosos e a contratação de novos elementos para a equipa. Segundo o provedor Jaime Teles, o objetivo é “acompanhar as pessoas em casa de forma mais sustentada e regular” com o reforço de atividades já prestadas, como alimentação, higiene pessoal e habitacional, apoio na toma de medicação e vigilância do estado de saúde.

Castelo Branco | Ferramentas digitais para terceira idade

A Misericórdia de Castelo Branco vai reforçar o apoio domiciliário, utilizando ferramentas digitais conectadas para avaliação da fragilidade dos utentes e interação com os profissionais à distância, incentivando a participação numa comunidade virtual. Através de jogos digitais, a Santa Casa pretende incentivar a prática de exercício físico e, simultaneamente, a recolha de dados sobre a atividade física e fragilidade do utente. Estes jogos serão realizados em comunidade e vão estimular os utentes pelo mérito, através de métricas de desempenho.