Ao abrigo do CLDS-4G, ‘Operação Colmeia’ vai promover a inclusão de pessoas com maiores níveis de fragilidade social

Desde o início do mês que a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros tem em curso a “Operação Colmeia”, ao abrigo da quarta geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G). Construída para promover a inclusão de grupos populacionais com maiores níveis de fragilidade social, a “Colmeia” dispõe de mais de 500 mil euros para desenvolver mais de uma dezena de ações.

“Concebida a pensar na população do concelho de Macedo de Cavaleiros no seu todo, a ‘Operação Colmeia’ tem subjacente uma intervenção concertada face às problemáticas que afetam esta região (desemprego, empobrecimento familiar e isolamento da população idosa), representando um pacto em favor da promoção da coesão social”, explica o coordenador técnico Ricardo Bernardo.

A par do aumento dos níveis de coesão social naquele concelho transmontano, a “Operação Colmeia” quer congregar esforços entre os setores público e privado na promoção e execução do projeto através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências. “Serão criados os meios necessários para que os agentes locais sejam, simultaneamente, destinatários e protagonistas da ação, potenciando o bem-estar coletivo”, refere.

Até meados de 2023, o trabalho vai assentar em três eixos de intervenção: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental; e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa. “Este projeto será um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade”, sublinha o coordenador, prevendo que, no decorrer do projeto, sejam envolvidos mais de mil destinatários diretos.

Face ao contexto de pandemia causado pela Covid-19, a “Operação Colmeia” quer reforçar o trabalho de proximidade com as famílias em situação de vulnerabilidade social e com as franjas da população idosa, nomeadamente junto daqueles que se encontram em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar.

Composta por quatro elementos, a equipa da “Colmeia” está responsável por fazer nascer o Gabinete de Apoio ao Emprego, dinamizar sessões de capacitação para a procura ativa de emprego e capacitação dos desempregados, realizar workshops que impulsionem o empreendedorismo e a inovação junto dos alunos do ensino secundário. “Considerando as premissas definidas no CLDS-4G de Macedo de Cavaleiros no que concerne à realização de iniciativas de criação de emprego e acesso ao rendimento, estas iniciativas perspetivam disponibilizar, à comunidade, informação e apoio técnico para a concretização de projetos de criação de autoemprego”, esclarece Ricardo Bernardo.

Dinamizar o Espaço (Em)Família, apostar na parentalidade positiva, promover ateliês lúdico-culturais para as comunidades rurais e criar o projeto de voluntariado “Artes e Ofícios – Reviver o passado, construindo o Futuro”, que procurará transmitir saberes em contexto intergeracional, são outros dos desígnios deste projeto da Santa Casa de Macedo de Cavaleiros.

Voz das Misericórdias, Patrícia Posse