No próximo dia 18 de maio, segunda-feira, comemora-se Dia Internacional dos Museus (DIM) sob o mote ‘Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão’. Para recordar o dia a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) preparou uma mensagem em que “saúda todas as Misericórdias que, ao longo dos últimos anos, vêm promovendo com grande qualidade, projetos museológicos de defesa e dinamização do património”.

Este ano, face à pandemia provocada pela Covid-19, a UMP viu-se obrigada a suspender as VII Jornadas de Museologia previstas para Santarém, mas pretende “recuperar, logo que possível, os projetos adiados” e “motivar as Misericórdias a retomarem progressivamente as suas dinâmicas culturais contribuindo com isso para a normalização da vida e a coesão do território”.

Na mensagem dirigida a todas as Misericórdias a UMP reforça ainda a importância de, neste quadro de pandemia, serem respeitadas as condições de segurança que constam na circular nº 63/2020, garantindo assim a tranquilidade de trabalhadores e visitantes.

O Dia Internacional dos Museus (DIM) foi comemorado pela primeira vez há 40 anos e o tema deste ano tem como grande objetivo chamar a atenção para o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”, lê-se na página do ICOM Portugal.

Ver mensagem aqui.