Utentes, colaboradores e voluntários de várias Misericórdias aderiram com entusiasmo ao projeto ‘Dress a Girl Around the World’

Utentes, colaboradores e voluntários de várias Misericórdias costuraram até ao momento mais de uma centena de vestidos e calções para crianças de países carenciados no âmbito do projeto “Dress a Girl Around the World – Portugal”. O projeto criado em 2009 tem motivado igualmente uma onda de solidariedade junto das comunidades locais, através da participação em encontros de costura solidária e da doação de tecidos, linhas, elásticos e roupa interior.

Em Torres Vedras, os utentes das respostas sociais de terceira idade elaboram peitilhos em crochê, com diferentes cores e modelos, para os vestidos costurados pelas voluntárias do ateliê “My Moyo”, coordenado por Sofia Figueiredo. A animadora sociocultural Cátia Samora, que acompanha o projeto no lar, destaca a adesão dos idosos (total de 15) e voluntários que ajudam a criar estes “vestidos únicos”, que se distinguem pelo bolso em forma de coração.

Também na Misericórdia da Murtosa as utentes mais habilidosas se dedicam, desde 2017, à produção dos peitilhos em crochê, tendo concluído recentemente a entrega de quase 40.

Em Almeirim, um grupo de utentes do Lar de São José dedica-se de “corpo e alma” a este projeto, segundo a diretora geral Helena Duarte. Reúnem-se diariamente no ateliê de costura, para se dedicar às várias fases de produção, desde o corte dos tecidos ao trabalho em crochê e na máquina de costura. Gracinda Fernandes, costureira reformada, assume as rédeas do ateliê com entusiasmo e garante um ritmo de trabalho acelerado. No início de abril, entregaram cerca de 100 vestidos e 40 calções e desde então já fizeram pelo menos mais 50 vestidos.

Em Reguengos de Monsaraz, os utentes do centro de atividades ocupacionais colaboraram na confeção dos bolsos dos vestidos, no âmbito de uma parceria com o núcleo de Portalegre do Dress a Girl. Por sua vez, em Valpaços os utentes das estruturas residenciais para idosos dedicaram-se a confecionar não apenas vestidos, mas também calções de menino.

Dress a Girl Around the World é uma organização não-governamental americana fundada em 2009 que chegou a Portugal em 2016 com o objetivo de costurar vestidos e calções novos, para crianças de países carenciados. Neste momento, o projeto conta com núcleos em vários pontos do país, que promovem encontros de costura com a colaboração de centros de dia, escolas, universidades seniores e voluntários da comunidade em geral. Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas