logotipo UMP pt

                                 


A União


A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) foi criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Santas Casas de Misericórdia, defendendo os seus interesses e organizando serviços de interesse comum.

Enquanto entidade de economia social, tem pautado a sua atuação pelo diálogo não só com as Misericórdias, mas também com parceiros institucionais variados, e ao longo dos seus quase 40 anos de existência, tem sabido antecipar problemas sociais variados, propondo, nesse sentido, soluções adequadas e eficazes.

A UMP tem pautado a sua atuação pelo
diálogo, antecipando problemas e propondo soluções 

A estrutura da UMP é composta por Secretariado Nacional, Assembleia Geral, Conselho Nacional, Conselho Fiscal e Secretariados Regionais. Estes últimos visam privilegiar o diálogo próximo e permanente com as Santas Casas.

No dia 25 de outubro de 2014, as Misericórdias, reunidas em assembleia-geral extraordinária em Fátima, aprovaram novos estatutos para a UMP. A proposta de alteração decorreu da necessidade de modernizar os estatutos originais, de 1976, viabilizando desta forma um melhor apoio da UMP às suas associadas.

A UMP representa ainda os interesses das Misericórdias em variados fóruns como Conselho Económico e Social, Conselho Nacional para Economia Social, Comissão Permanente do Sector Solidário, Cooperativa António Sérgio para Economia Social, entre outros.

Numa lógica de parceria e internacionalização, a UMP integra estruturas como a União Europeia das Misericórdias (há Santas Casas em França, Itália, Luxemburgo, Espanha, Ucrânia etc) e Confederação Internacional das Misericórdias (entre outros países, destaque para o Brasil onde são mais de 2000 as Santas Casas).

O universo de colaboradores diretos 
da UMP ronda as 500 pessoas

No que respeita ao apoio às Misericórdias, a UMP conta com diversas Linhas de Serviço que acompanham dirigentes e técnicos de Santas Casas em áreas decisivas para a atividade das instituições.

Além disso, a UMP gere alguns equipamentos sociais em áreas como a deficiência profunda e a terceira idade.

 

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login