logotipo UMP pt

                                 


Almada | Autocarro convertido em espaço de convívio


Um grupo de voluntários da Misericórdia de Almada converteu um antigo autocarro, doado pela empresa Transportes Sul do Tejo, num espaço lúdico e de aprendizagem destinado a pessoas de todas as idades. O “Multibus” está em funcionamento desde julho no âmbito de um projeto de estimulação sensorial do Centro Social da Trafaria.

 


A reabilitação, coordenada pela Associação Ensaios e Diálogos, envolveu funcionários, utentes do centro de dia, pais das crianças da creche e pré-escolar, amigos e moradores, num total de 150 pessoas. Em apenas uma semana, uma equipa de arquitetos, carpinteiros e voluntários conseguiu transformar o veículo destinado à sucata numa sala de atividades dedicada à leitura, costura, reunião, convívio e muita diversão. 
Todos colaboraram com sugestões para a reabilitação do autocarro e, segundo a diretora técnica do Centro Social da Trafaria, os idosos mostraram-se particularmente entusiasmados com a oportunidade de pintar pela primeira vez com latas de spray, revestindo o autocarro de representações marítimas inspiradas nas tradições piscatórias da região.
Os utentes do centro de dia, e em particular os que sofrem de algum tipo de demência, são alguns dos beneficiários do espaço que integra o projeto “Parque das Reminiscências”. O objetivo, de acordo com Sofia Valério, é criar “estímulos visuais através de estruturas que sejam facilmente reconhecíveis aos idosos e que apaziguem pela sua familiaridade”.
Além do autocarro lúdico, o espaço verde no exterior do centro social conta com uma paragem de autocarro, um quiosque, um parque de merendas, um chafariz, uma cabine telefónica transformada em biblioteca e muito brevemente um marco de correio.
A utilização do Multibus será alargada às crianças da creche e pré-escolar, aos utentes do gabinete de inserção profissional e às famílias beneficiárias do rendimento social de inserção, disponibilizando zonas de lazer e de acesso à internet para pesquisa de ofertas de emprego. 
A reabilitação do autocarro foi apoiada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, empresa HCapital e beneméritos particulares que se associaram a esta causa. O projeto do “Parque das Reminiscências” é também fruto de parcerias com a autarquia e outras entidades (PT, SMAS, Fundação PT, CTT).

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login