logotipo UMP pt

                                 


Anadia | Mergulhar na história de um homem notável


O Museu José Luciano de Castro, inaugurado em 1980, pertença da Misericórdia de Anadia, está instalado no Palacete Seabra de Castro e é constituído por um significativo conjunto de obras de arte e de interesse histórico. As peças vieram à posse da Santa Casa de doações feitas em vida e em testamento pela família de José Luciano de Castro, que dá nome ao museu, designadamente por suas filhas D. Henriqueta e D. Júlia Seabra de Castro.

 

Visitar o Museu José Luciano de Castro é também visitar a biblioteca. São inúmeros os documentos, especialmente cartas das personagens mais eminentes da época que contactaram com José Luciano de Castro, e que fazem parte do arquivo da Misericórdia de Anadia. Mas não apenas. Muitos outros documentos da família ilustram a história da sua época e da sua região. Para além disso, outros beneméritos têm vindo a doar à instituição documentos importantes. Tudo isto, a juntar à documentação inerente ao funcionamento da Misericórdia, constitui o seu arquivo, cujo valor e importância é ilustrado pela frequente consulta por muitos estudiosos e académicos. Há exemplares, livros, com mais de cinco séculos de existência.

Em 2010, o Museu José Luciano de Castro recebeu mais de 50 mil recortes de jornais, uma doação da coleção particular de João Marques. Os recortes estão organizados em pastas sobre o Ensino Primário, o Colégio Nacional, Lions, o Café Anadia, o Teatro. Existe também uma quantidade inúmera de pastas dedicadas a figuras, das mais remotas às mais recentes, como Fausto Sampaio, Mário Pato, Rodrigo Rodrigues dos Santos ou Manuela Alves. Neste momento, a biblioteca está em fase de integração na Rede de Bibliotecas de Anadia.
Para ler na íntegra na edição de janeiro do jornal Voz das Misericórdias.

 

Voz das Misericórdias

 

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login