logotipo UMP pt

                                 


Cascais | Exposição de cerâmica ‘Santos no Pátio’ para valorizar os idosos


Na véspera de São João, todos os caminhos foram dar ao pátio da Misericórdia de Cascais. Engalanado a preceito, com flores, grinaldas e manjericos, o largo da sede encheu-se de convivas para receber a inauguração da exposição “Santos no Pátio”, na tarde de 23 de junho.

 

As peças em destaque na sede da Misericórdia, desde manjericos e vasos de cerâmica a representações diversas do Santo António, nasceram das mãos dos utentes dos centros de dia de São Miguel e ATL da Galiza e centro de convívio Os Vinhais. Todas as semanas, os idosos dirigem-se ao ATL da Galiza para aprender técnicas básicas de cerâmica, com a orientação da ceramista Elsa Gama.

“A cerâmica é uma forma de os valorizar como pessoas perante a família e a comunidade”, explicou a responsável pelo ateliê “Caminhos de Barro”. Enquanto dão forma ao barro, em muitos casos pela primeira vez na vida, os utentes aprendem a ultrapassar obstáculos e reforçam a sua autoestima.

Para a provedora Isabel Miguéns, esta é uma “nova abordagem ao envelhecimento” que permite aos idosos “fazer coisas bonitas que valorizamos e imaginamos ver nas nossas casas”. E a prova das mais-valias do projeto está na expressão de felicidade dos utentes quando vislumbram uma das peças que modelaram ou recebem um elogio dos amigos e familiares que decidiram marcar presença neste dia.

Ver reportagem completa no jornal “Voz das Misericórdias”.

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login