logotipo UMP pt

                                 


Flores | Único café é da Misericórdia e combate despovoamento


A Misericórdia de Santa Cruz das Flores dá vida a uma freguesia despovoada a noroeste da capital através de um centro de convívio onde funciona o único café das redondezas. Localizada numa zona de altitude, a sete quilómetros de Santa Cruz, a Casa dos Cedros confeciona doces regionais e serve de espaço de confraternização para os utentes do lar e pessoas da comunidade.

 

Doada por um utente há largos anos, esta antiga habitação acolhe agora um bar e pastelaria, onde é comercializada doçaria inspirada nas receitas tradicionais da ilha, salgados, tartes e outras iguarias, estando igualmente disponível para fazer entregas mediante encomendas. 

Na freguesia envelhecida de Cedros, com meia centena de habitantes, este espaço ajuda, na opinião da provedora Dora Valadão, a “quebrar o isolamento só pelo facto de ter criado postos de trabalho, abastecer os turistas e ser elo de ligação entre as freguesias do concelho”.

Apesar de ser mais utilizado pelas pessoas de fora, em particular pelos turistas que procuram os encantos naturais da ilha, a Casa dos Cedros permitiu fixar um casal jovem natural da freguesia – que terá brevemente um filho - através da criação de dois postos de trabalho.

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login