logotipo UMP pt

                                 


Mogadouro | Bater à porta para cuidar das demências


​Esquecidos do dia da semana ou do mês do ano, incapazes de resgatar memórias ou reconhecer rostos familiares, mergulham em si sem perceber de que doença sofrem. É para cuidar e ajudar as pessoas com demências que nasceu, sob a égide da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, o projeto “Ter a Ideia”. 

 

Com uma equipa multidisciplinar, constituída por neurologista, enfermeiros, psicólogos e animador, o projeto “Ter a Ideia” é completamente gratuito e extensível às 37 aldeias do concelho. 
Desde o início de setembro, são já mais de 2000 quilómetros percorridos para levar cuidados especializados, mas também para promover o diagnóstico e a intervenção precoces.

“Farmacologicamente ainda não há terapia que resolva o assunto, por isso, o que conseguimos fazer com este projeto é atrasar evoluções (se forem detetadas o mais cedo possível) e prolongar a qualidade de vida durante mais tempo”, sublinha o provedor.

O coordenador Luís Rodrigues lembra que, além de prestar cuidados ao utente, o projeto acompanha o cuidador, que “está sujeito a uma sobrecarga”. Daí que envolver o cuidador em todo o processo de intervenção seja crucial. “Será uma ajuda emocional, técnica e específica ao nível da informação, do treino de competências e da gestão de stress”, salienta Tânia Silva.

Por norma, os cuidadores têm entre 40 a 50 anos, um grau de parentesco direto (esposa/marido ou filhos), estão sobrecarregados e “não sabem o que fazer nem como fazer”. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login