logotipo UMP pt

                                 


São João da Madeira | Novas rotinas para reintegração social


A Misericórdia de São João da Madeira já promoveu a inclusão social e reintegração profissional de 74 pessoas com dependências de álcool e drogas, através de ateliês artísticos, ações de sensibilização na comunidade, reforço de competências e procura de emprego.

 

Desde que foi implementado, em 2014, pela Unidade de Apoio a Toxicodependentes e Seropositivos – Trilho, o projeto “Trapézio com Rede II” já contabiliza alguns casos de sucesso na região. 

A inclusão social de toxicodependentes, nas freguesias de Cucujães, São João da Madeira e São Roque (Oliveira de Azeméis), é assegurada através de quatros eixos de ação que incluem formação e emprego, apoio psicológico e familiar, socialização e interação com a comunidade. Comum a todos eles está o objetivo de promover a aquisição de competências, aumento de autoestima e responsabilização para o desenvolvimento de um projeto de vida.

Diariamente, os utentes são convidados a participar em ateliês de artes plásticas, expressão musical e corporal, fotografia, entre outros, orientados por monitores e membros da equipa técnica, e aprendem a superar obstáculos enquanto desenvolvem o seu potencial criativo. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro. 

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login