logotipo UMP pt

                                 


Nacionais


As quase 400 Misericórdias atualmente existentes em Portugal apoiam diariamente cerca de 150 mil pessoas e, para o efeito, contam com mais de 42 mil colaboradores diretos.

O apoio prestado à comunidade assenta essencialmente em duas áreas: apoio social e cuidados de saúde. Por dia, as 386 Misericórdias acompanham mais de 150 mil portugueses em todo o território nacional. São 462 estruturas residenciais para pessoa idosa, 420 serviços de apoio domiciliário, 315 creches, 262 pré-escolares, 23 hospitais, 112 unidades de cuidados continuados, entre muitos outros equipamentos.

As Misericórdias são ainda responsáveis por inúmeras iniciativas de inovação social e valorização da cultura local. Produção de artesanato e de bens alimentares, edição de livros e recuperação de tradições, como o cortejo de oferendas, são apenas alguns exemplos de ações com objetivo de valorizar a identidade das comunidades.

Detentoras de um vasto património móvel e imóvel (são mais de 1000 os imóveis de interesse arquitetónico e 82 os museus e núcleos museológicos), as Misericórdias são ainda responsáveis por iniciativas litúrgicas como a Semana Santa e o Dia da Visitação, entre outros.

Na edição de 2015 do Quem Somos é possível encontrar informação
variada sobre as Misericórdias

Misericórdias por distrito

Açores

Aveiro

Beja

Braga

Bragança

Castelo Branco

Coimbra

Évora

Faro

Guarda

Leiria

Lisboa

Madeira

Portalegre

Porto

Santarém

Setúbal

Viana do Castelo

Vila Real

Viseu

Na edição de 2015 do Quem Somos é possível encontrar informação sobre a data de fundação, número de respostas sociais e de saúde, pessoas apoiadas por dia e colaboradores diretos de cada uma das Misericórdias, mas também informação global por distrito.
 

Subscreva a nossa newsletter para conhecer a atualidade das Misericórdias

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

 

Login