Iniciativa decorre no próximo dia 15 de setembro, a partir das 10h e contará com a participação de Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, entre outras individualidades.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover na próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, o “Dia do Património das Misericórdias”. O evento realiza-se a partir das 10h00, no auditório da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

Organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, em parceria com a Misericórdia de Coimbra, o Dia do Património pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta 12ª edição serão abordados temas como o património dos Caminhos de Santiago, o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e dinamização territorial.

Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.

Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as Misericórdias têm assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que contempla obras de interesse artístico, arquitetónico, arquivístico e imaterial.

Para o Presidente da UMP, Manuel de Lemos, “enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às gerações que nos sucederem”.

Procurando contribuir para a defesa, estudo e preservação do património cultural, as Misericórdias Portuguesas têm um espólio significativo que reúne mais de 1.000 imóveis de interesse arquitetónico, um total de 82 museus e núcleos museológicos e mais de 32.000 peças que integram o inventário do património móvel.

A 12ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, entre as quais se destacam: Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, José Manuel Vieira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, de José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel de Lemos, Presidente União das Misericórdias Portuguesas, Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro.

 

Ver programa aqui