As Misericórdias desempenham um papel determinante no que diz respeito ao apoio aos mais velhos em Portugal. Com uma sociedade cada vez mais envelhecida, importa assegurar respostas de qualidade que estejam adaptadas ao novo perfil dos idosos.

Para assegurar este apoio aos idosos, as Misericórdias são detentoras de uma vasta rede de respostas que abrange todo o território nacional.

Estruturas residenciais para pessoas idosas, centros de dia, serviços de apoio domiciliário, unidades de cuidados continuados, entre outros, são alguns exemplos do trabalhado desenvolvido.

Sobre o envelhecimento, as Misericórdias e a sua União têm encetado esforços para, em parceria com outros agentes da sociedade, promover a reflexão sobre os caminhos a adotar para melhorar os cuidados em função das necessidades das pessoas idosas e suas famílias.

Entre outros temas, cuidados continuados de longa duração e apoio domiciliário têm marcado a agenda desta reflexão.

Nesta área, a UMP presta apoio especializado às Misericórdias através das linhas de serviço, especialmente o Gabinete de Ação Social e o Grupo Misericórdias Saúde. Gere também três equipamentos: Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, Lar Dr. Virgílio Lopes e Academia de Cultura e Cooperação.

 

Notícias

Galeria