O voluntariado é um dos pilares da ação das Misericórdias. Além dos milhares de dirigentes voluntários que diariamente se dedicam a esta causa, o voluntariado é um dos eixos mais importantes para a promoção de afetos e para o bem-estar dos utentes das Misericórdias.

Sensibilizar para o voluntariado é chamar a atenção para o bem-comum, para a vida do outro que precisa de nós. Sensibilizar para o voluntariado é igualmente dignificar ainda mais esta causa de misericórdia que há mais de 500 anos se dedica àqueles que precisam de forma generosa.

Por isso, o trabalho da UMP nesta área visa apoiar as Misericórdias que desenvolvam ou venham a desenvolver programas de voluntariado.

Para o efeito, a aposta passa por um enquadramento conceptual comum a todas as Misericórdias e a adoção de instrumentos e ferramentas que lhes permitam projetar e desenvolver eficazmente programas de voluntariado.

De modo a apoiar este trabalho, a UMP desenvolveu, no âmbito do seu projeto de Capacitação, um manual com indicações e ferramentas para o desenvolvimento de programas de voluntariado.

Notícias

Galeria