A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) vão celebrar um protocolo de colaboração que pretende melhorar a qualidade de vida da população apoiada pelas Misericórdias de todo o país.

Como reforço da sua responsabilidade social, com esta cooperação institucional, a ASAE irá doar produtos alimentares e não alimentares, decorrentes das apreensões efetuadas no âmbito da sua atividade fiscalizadora, a instituições representadas pela UMP e que prestam serviços de apoio com fins assistenciais, de solidariedade ou humanitários. Ao abrigo desta parceria, a ASAE irá ainda promover sessões de esclarecimentos e ações de formação à UMP e às Misericórdias portuguesas na área da segurança alimentar e da fiscalização económica, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços disponibilizados pelas Misericórdias.

Para Manuel de Lemos, Presidente da UMP “esta parceria reforça o compromisso das Misericórdias portuguesas, de promover, juntamente com diferentes parceiros institucionais, respostas sociais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população mais carenciada, procurando melhorar continuamente o seu bem-estar”.

Para Pedro Portugal Gaspar, Inspetor-Geral da ASAE, “trata-se de transformar o mal em bem ao contribuir por um lado, para o princípio do não desperdício, privilegiando a sua doação garantindo as condições de segurança de uso e consumo e ainda, participar na Economia Social e Solidária”.

O protocolo de colaboração entre a UMP e a ASAE vai ser assinado no próximo dia 28 de maio, às 10h30, em Fátima, no Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II (sito no Cabeço dos Moinhos).