Iniciativa decorre em Pedrógão Grande, no próximo dia 28 de setembro, no Auditório da Casa de Cultura.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o Dia do Património das Misericórdias no próximo dia 28 de setembro, sexta-feira, a partir das 10h00, em Pedrógão Grande, no Auditório da Casa Municipal da Cultura.

Pretendendo destacar o papel do património na diversidade cultural e no fomento socioeconómico, a nona edição desta iniciativa, que é organizada anualmente pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, promove uma reflexão sobre a realidade patrimonial das Santas Casas e incentiva às boas práticas para a melhor gestão e conservação deste património.

As Misericórdias têm um vasto património cultural. Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as Santas Casas têm nos últimos anos assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que abrange um vasto leque de realidades como imóveis de interesse arquitetónico, obras de arte, arquivos e manifestações de cultura imaterial. O Dia do Património das Misericórdias pretende assim aprofundar as boas práticas e os principais desafios para a manutenção e reabilitação deste património. 

Para o Presidente da UMP, “Enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às próximas gerações”.

A nona edição do Dia do Património das Misericórdias é organizada no Ano Europeu dedicado ao Património Cultural, que visa promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social, destacando o papel do património no desenvolvimento socioeconómico e nas relações externas da União Europeia.