Sorteio, que decorre no próximo dia 17 de janeiro, na Cooperativa Árvore, no Porto, será presidido pela Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai organizar uma sessão de apresentação de 11 obras de arte contemporânea de 10 artistas portugueses, que integram a terceira fase deste projeto dedicado à promoção da arte contemporânea nacional. As obras serão sorteadas pelas Misericórdias Portuguesas que pretendam adquirir os quadros. 

A cerimónia decorre no próximo dia 17 de janeiro, a partir das 16h30, nas instalações da Cooperativa Árvore, no Porto, sendo antecedida pela inauguração da exposição do conjunto de telas elaborados nesta terceira fase do projeto. 

Desenvolvida em parceria com a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, esta iniciativa de fomento à produção artística nacional é inspirada em duas das 14 obras de Misericórdia, na Corporal – “Dar Pousada aos Peregrinos” – e na Espiritual – “Rogar a Deus por Vivos e Defuntos”.

O desenvolvimento destas obras decorre depois do sucesso das primeiras duas edições, que contribuíram para a produção de um total de 60 obras de arte contemporânea de diversos artistas provenientes da Cooperativa Árvore, que atualmente estão expostas em Misericórdias de todo o país.