A Misericórdia de Alcáçovas criou projeto de intervenção para atuar no desenvolvimento das crianças de forma integrada

A Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas criou o projeto “Eu, Nós, Família – Da Criança à Família: Aprender a Ser” que se apresenta como uma intervenção multidisciplinar que procura atuar nas problemáticas da família e do desenvolvimento da criança de forma integrada e em simultâneo. A diretora delegada da instituição, Helena Recto, refere que neste projeto “as intervenções com a criança, a família e as estratégias dos técnicos intervenientes, estão articuladas e alinhadas para se encontrarem as melhores estratégias e resultados mais consistentes”. 

Helena Recto explica ainda que com este novo investimento “foi instalada a primeira sala de snoezelen, um gabinete de desenvolvimento parental e um outro de educação especial. Através destes recursos físicos e juntamente com os técnicos especializados, existem inúmeras mais-valias para as crianças e famílias, que se refletem no aumento das horas de intervenção, nos recursos técnico-pedagógicos especializados e na sinergia que a atuação simultânea, entre criança e família, potencia para se alcançarem resultados mais robustos”.

O “Eu, Nós, Família” é constituído por três técnicas: uma psicomotricista, uma educadora com especialização em educação especial e uma psicóloga clínica. As atividades realizadas são tão diversificadas quanto as necessidades, condições e particularidades de cada criança e família. São feitas atividades como sessões individuais ou em grupo de estimulação sensorial, reuniões com pais, consultas de diagnóstico, sessões alargadas sobre famílias e comunidade, intervenção em domicílio e muitas outras.

Este é um projeto diferenciador “pela abrangência e diversificação da abordagem e por se procurar a multidisciplinaridade técnica e interventiva sobre a criança e família, em simultâneo”. Helena Recto explica que o facto de existir uma atuação central, num espaço gerido em função da criança e da família e da sua amplitude de idade se estender até aos 16 anos, cobrindo o apoio para lá da resposta da intervenção precoce, é um fator diferenciador.

Atualmente o projeto contempla 4 famílias e 6 crianças. No entanto, prevê-se que durante este ano letivo os beneficiários aumentem. 
O “Eu, Nós, Família” tem apoio por parte da Fundação La Caixa/BPI Solidariedade, que concedeu um prémio que permitiu a constituição do espaço de intervenção do projeto.

Voz das Misericórdias, Joana Mouquinho Penderlico