A Santa Casa da Misericórdia da Amadora inaugurou, no passado dia 15 de outubro, a creche Luís Madureira. Inserida no projeto ‘Domus Parque’, do qual vão ainda fazer parte respostas sociais ligadas à terceira idade e aos cuidados continuados de saúde, esta nova resposta social vai poder acolher 84 crianças a partir dos quatro meses de idade.

A aposta na criação de mais uma creche surgiu, segundo o provedor da Misericórdia da Amadora, Constantino Pinto, porque na instituição foram percebendo “a carência de vagas em creche no concelho”.

Durante a sessão de inauguração da creche Luís Madureira, Constantino Pinto deixou claro que pretendem que “o projeto educativo dos quatro meses ao 9º ano seja um modelo e uma referência” no concelho, realçando que “é na primeira infância que tudo começa, é nestas idades que devemos apostar em aprendizagens significativas, em formar boas pessoas, bons cidadãos”.

Para o provedor não há dúvidas que “esta creche será uma referência, como atualmente já o é a Escola Luís Madureira” que é frequentada por cerca de 700 alunos.

Assim, para além da recém-inaugurada creche, a Santa Casa anunciou que em 2022 vai dar início a mais dois investimentos na área da infância, em parceria com as Câmaras da Amadora e Lisboa, elevando a capacidade de resposta para 350 crianças.

A inauguração da creche Luís Madureira contou com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e ainda de vários elementos da equipa que vai receber as crianças nesta nova resposta social.

Este investimento da Santa Casa da Amadora rondou os 2 milhões de euros e contou, segundo a instituição, com o apoio do Portugal 2020 e da autarquia da Amadora.

Recorde-se que a Misericórdia da Amadora é uma das mais recentes em Portugal, tendo celebrado, no passado dia 16 de outubro, o seu 35º aniversário, numa comemoração que reuniu utentes, famílias, colaboradores e amigos da Santa Casa.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves