Os primeiros anos de vida são muito importantes na formação física, mental e emocional de uma criança, influenciando, por exemplo, o seu bem-estar, a saúde ao longo da vida e a aprendizagem. A pensar nisto, várias associações, que têm na criança um dos seus focos de atuação, juntaram-se para refletir sobre como se pode melhorar a qualidade de vida destas e lançaram, sob a alçada da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNBS), a campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade”.

A campanha arrancou no passado dia 24 de março e visa, segundo nota da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNBS), “promover a consciencialização da sociedade e influenciar políticas e investimentos, públicos e privados, no sentido de reconhecer e valorizar a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável”.

Para além disso, a campanha tem ainda como objetivo “elaborar propostas concretas” e indicar alguns caminhos a serem seguidos para que em Portugal sejam reforçadas “as medidas para o estímulo e apoio ao desenvolvimento infantil”. A divulgação destas medidas está prevista para setembro de 2021.

Porque todas as crianças merecem um bom início de vida, os promotores desta campanha defendem, por exemplo, o apoio aos pais com filhos pequenos e um maior acesso das famílias e crianças aos serviços essenciais da primeira infância (nomeadamente de saúde e educação); intervenções abrangentes e multidisciplinares que abordem os desafios multifacetados das famílias e crianças, em particular daquelas que estão em maior risco de desproteção, discriminação e exclusão, e a criação de condições para que as crianças desintegradas das suas famílias de origem possam crescer em ambientes familiares.

A campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade” tem o alto patrocínio do Presidente da República, e conta até agora com 11 parceiros sociais, entre eles a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a Unicef Portugal, a Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Fundação Brazelton/Gomes Pedro, a Fundação do Gil e a Fundação Aga Khan.

Além de Portugal, outros nove países europeus estão a promover iniciativas no mesmo género integradas na campanha europeia “First Years First Priority”, cujo objetivo é garantir oportunidades a todas as crianças dos 0 aos 6 anos na Europa.

Saiba mais sobre esta campanha aqui.