O apartamento de autonomização para jovens institucionalizados da Misericórdia de Coimbra começou a funcionar em fevereiro deste ano e procura criar e reforçar competências para a vida futura.

O projeto de autonomização de quatro jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, resulta da vontade manifestada pelos responsáveis da Misericórdia Coimbra de contribuir, de forma progressiva, para que criem e reforcem competências para a vida futura, nas mais diversas vertentes, incentivando a sua socialização e estabilidade afetiva.

Segundo o provedor José Manuel Vieira, esta nova experiência surge na sequência do acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco e perigo. “Queremos ir um pouco além no acompanhamento destes jovens – que fazem o percurso académico normal nos estabelecimentos de ensino públicos –, assumindo o suporte familiar que eles não tinham estruturado”.

O projeto de instalação e autonomização juvenil vai incluir mais quatro apartamentos que, num outro edifício (em frente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) estarão brevemente preparados para dinamizar programas de formação específicos e facilitadores da sua transição para a vida adulta.

Reportagem completa para ler na próxima edição do Voz das Misericórdias.