Várias Misericórdias do distrito de Vila Real participaram ativamente na receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no território do Alto Tâmega, no âmbito da peregrinação realizada em todos os arciprestados da diocese, ao longo do mês de setembro. A passagem da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ foi acompanhada pelos utentes de várias respostas sociais das Santas Casas, em momentos de união e espiritualidade vividos num ambiente de festa com outras entidades locais.

Numa nota enviada, os responsáveis do Comité Organizador Diocese (COD) de Vila Real para a JMJ referiram que os seis dias de peregrinação dos símbolos da JMJ pelo Arciprestado do Alto Tâmega foram de “comunhão com os mais velhos, os que têm mais experiência”, num momento de “encontro-oração-festa com os idosos”. Durante este período, a cruz e ícone visitaram escolas, lares, centros sociais e paroquiais, jardins de infância, unidades de saúde, edifícios das autarquias e santuários marianos na região, ao som do hino “Há pressa no Ar”. Participaram ainda bandas filarmónicas, grupos de concertinas e grupos de jovens.

Em Boticas, os símbolos da JMJ 2023 foram recebidos com euforia pelos utentes da Misericórdia, no dia 9 de setembro. Segundo nota da instituição, o momento foi aguardado com expectativa e envolveu a preparação de “algumas surpresas, como cartazes, lançamento de flores e uma pequena largada de balões pelas nossas crianças”.

Em declarações ao VM, o provedor Fernando Campos considerou que este momento se revestiu de “enorme significado, pelo simbolismo que carrega para a igreja católica e para os nossos utentes, que estão a sair de uma pandemia que os privou durante dois anos da sua vida social. A emoção e a felicidade estampada nos seus rostos foram notórias e comoventes”.

Em Alijó, os símbolos foram também recebidos com “muita alegria” pelos utentes da creche e jardim de infância, da unidade de cuidados continuados e da estrutura residencial para pessoas idosas, conforme nota publicada nas redes sociais.

A peregrinação dos símbolos da JMJ, pelas diferentes dioceses, tem estimulado Misericórdias e outras instituições de todo o país num convite mobilizador para o encontro de católicos de todo o mundo, que terá lugar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. Alfandega da Fé, Resende, Lamego, Vila Nova de Foz Côa e Moncorvo foram algumas das instituições a participar de forma ativa em momentos de oração e música, conforme notas e fotografias divulgadas nas redes sociais.

Os símbolos iniciaram uma peregrinação pelas 21 dioceses de Portugal, em outubro de 2021, num momento de preparação, reflexão e exercício da espiritualidade, que envolveu diversas organizações da sociedade civil, nas áreas da saúde, envelhecimento, infância e deficiência.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciada em 1986, em Roma, é um encontro mundial de jovens com o Papa e um convite à reflexão e construção de um mundo mais justo e solidário.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas