As bolsas de estudo são atribuídas depois de analisados os rendimentos dos agregados familiares e o aproveitamento escolar dos alunos

A Misericórdia de Mora continua a atribuir bolsas de estudo a jovens estudantes universitários. Atenuar os encargos das famílias e incentivar a continuidade dos estudos são os objetivos da iniciativa.

Foi com o objetivo de incentivar os jovens, com aproveitamento escolar, a frequentarem cursos no ensino superior e a apostarem na sua qualificação que a Santa Casa de Mora criou há cerca de sete anos um programa de bolsas de estudos para estudantes universitários.

Ao VM, Fernanda Bileu, mesária da instituição, explicou que estas bolsas se destinam a jovens da freguesia de Mora que “ingressem pela primeira vez ou estejam já a frequentar o ensino superior, mas cujos agregados familiares não tenham capacidade financeira para fazer face às despesas que estudar no ensino superior acarreta”.

Por ano a Misericórdia de Mora recebe cerca de seis candidaturas, sendo que quase todas acabam por ser contempladas, como referiu a mesária. “Nos últimos anos temos atribuído, quase sempre, quatro bolsas de estudos, apesar de o concurso ser apenas para três. É um esforço extra que a Misericórdia faz, mas que é importante para as famílias”.

As bolsas de estudo são atribuídas depois de analisados os rendimentos dos agregados familiares e o aproveitamento escolar dos alunos, mas apenas “quando há igualdade nos rendimentos é que recorremos à média do aluno para desempatar”.

Segundo Fernanda Bileu, as bolsas de estudo “são uma ajuda preciosa para estes alunos e as suas famílias, pois, de outra forma, não seria fácil para eles prosseguirem os estudos”.

As bolsas de estudo têm a duração de 10 meses, correspondendo ao ano escolar, e são pagas em prestações mensais. O montante máximo que a Santa Casa atribui a cada bolsa é de 200 euros por mês, sendo que existem “penalizações para aqueles que não fazem as cadeiras todas”, conta a mesária. 

As candidaturas para atribuição e ou renovação de bolsas de estudo da Misericórdia de Mora para o ano letivo de 2020/21 decorrem até 31 de outubro e os resultados serão comunicados em meados de novembro.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves