A Misericórdia de Oliveira de Azeméis lançou um livro infantil que conta a história de uma turma animada que fez amizade com os macacos que vivem na floresta da aldeia. “Que grande macacada!” é o título.

“Na aldeia das novidades havia uma floresta. Lá vivia um macaco muito traquinas, chamado Tchiquiço…”. Assim começa a história escrita pelos encarregados de educação das crianças que frequentaram o infantário da Misericórdia de Oliveira de Azeméis no ano letivo de 2017/2018.

O desafio de escrever uma história infantil, conta ao VM Raquel Santos, educadora responsável pelas ilustrações da obra, foi lançado aos encarregados de educação pela direção técnica e corpo pedagógico do infantário na primeira reunião de pais do ano letivo transato. “A princípio uns aderiram bem, outros não sabiam o que dizer, estavam com medo, mas com o desenrolar da atividade começaram a dar ideias e a história foi evoluindo”. 

Inicialmente a história era para ficar exposta na entrada do infantário, mas depois de algumas reuniões as educadoras tiveram a ideia de criar o livro o que, segundo a educadora, foi prontamente apoiado pela Mesa Administrativa.

A história estava escrita, faltavam as ilustrações. E foi aí que Raquel Santos assumiu esta tarefa. “Não sabíamos bem como fazer, mas de modo aproveitar a prata da casa, convidaram-me para fazer as ilustrações. E eu aceitei”, disse a educadora.

O livro, de história simples e divertida, conta ainda com uma segunda parte mais didática, composta por atividades para fazer em família. O objetivo, segundo a educadora, é que “pais e filhos possam estar em partilha a conversar sobre o livro enquanto se divertem” e ainda “fomentar a leitura nas crianças, que com as novas tecnologias deixam de pegar num livro para o explorar”. 

Este é o primeiro livro infantil lançado pela Misericórdia de Oliveira de Azeméis que apoia diariamente mais de 120 crianças. 


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves