Misericórdias de Ribeira Grande, Alcáçovas, Miranda do Douro, Montemor-o-Velho e Gaia foram distinguidas pelo Prémio BPI La Caixa Infância

As Misericórdias de Ribeira Grande, Alcáçovas, Miranda do Douro, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Gaia foram distinguidas na segunda edição do Prémio "BPI La Caixa Infância" com projetos que incidem na promoção do sucesso escolar, desenvolvimento de competências comportamentais, capacitação parental, incentivo à leitura, entre outros. Os 31 vencedores, contemplados com uma verba total de 750 mil euros, foram conhecidos no dia 29 de julho.

A presidir o júri deste prémio, pela segunda vez, o sociólogo António Barreto enalteceu "o trabalho das instituições premiadas, desenvolvido em condições ainda mais difíceis devido aos diferentes condicionalismos provocados pela crise da pandemia Covid-19". As candidaturas a concurso, que este ano ascenderam a 146, foram avaliadas pelo seu impacto social e tendo em conta critérios de qualidade, sustentabilidade e relevância dos projetos.

Nas cinco Misericórdias distinguidas, a verba atribuída vai permitir iniciar ou alargar a intervenção de projetos que incidem no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o reforço de competências parentais.

A única Santa Casa premiada nas ilhas, Ribeira Grande, candidatou um projeto que promove a leitura, a oralidade e a comunicação com o apoio das novas tecnologias e encontros intergeracionais, propondo ainda a criação de uma biblioteca dirigida às crianças.

No distrito de Évora, a Misericórdia de Alcáçovas pretende criar um modelo de intervenção para reforço das competências parentais e sociais de toda a estrutura funcional da família, no âmbito do projeto “Eu Nós Família – Da criança à família, aprender a ser”.

Focada na capacitação das famílias com menores a cargo, a Misericórdia de Montemor-o-Velho vai prestar uma intervenção individualizada e de proximidade, no domicílio, através da promoção de valores morais para uma “vida mais harmoniosa” e apoio aos tempos livres.

Em Vila Nova de Gaia, o montante atribuído vai permitir alargar a intervenção do projeto “Primeiros Passos”, que visa prevenir a vulnerabilidade na primeira infância. Desta forma, a instituição passa a garantir a cobertura das necessidades básicas da criança até aos 24 meses (e não até aos 12, como inicialmente), ao nível da alimentação e medicação.

Já a Misericórdia de Miranda do Douro vai incidir a sua ação no combate ao insucesso e abandono escolar, através de uma resposta social integrada, de apoio familiar, no período pós-letivo e pausas escolares, com atividades educativas e promotoras de bem-estar.

Em 2020, o BPI e Fundação "La Caixa" apoiaram 31 projetos com um total de 750 mil euros.

Créditos Fotografias: BPI/Fundação La Caixa

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas