As Misericórdias de Peso da Régua e Marco de Canaveses foram distinguidas no dia 6 de julho com o primeiro lugar e uma menção honrosa do Prémio Maria José Nogueira Pinto, respetivamente.

A cerimónia de entrega de prémios foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na Casa Museu Medeiros de Almeida.

A principal dificuldade, segundo a presidente do júri, Maria de Belém Roseira, residiu na escolha das 94 iniciativas em avaliação. “As [cinco] candidaturas escolhidas distinguem-se por serem ações em pleno curso, em zonas não favorecidas, que cobrem áreas prioritárias de intervenção com metodologias inovadoras e são portadoras de mensagens disruptivas relativamente a intervenções tradicionais”, apresentou no arranque da cerimónia.

Pela primeira vez, em cinco edições, uma Misericórdia foi galardoada com o primeiro prémio. Neste caso, Peso da Régua, no interior transmontano, com um projeto-piloto que recorre a robôs para ensinar matemática e ciência às crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. O mérito, segundo o provedor Manuel Mesquita, cabe a toda a equipa envolvida na implementação do Clube de Programação e Robótica – CodeMode no centro infantil da Misericórdia.

O serviço móvel de saúde de Marco de Canaveses, distinguido com uma menção honrosa, intervém junto de maiores de 65 anos, através de uma equipa multidisciplinar que prolonga a manutenção no domicílio, e numa próxima fase vai incidir na formação de cuidadores. “Os cuidadores são a rede de suporte de toda esta estrutura e na sua maioria são mulheres, já velhas”, explicou a provedora e diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Nesta data, foram ainda galardoadas a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária de Ponta Delgada (unidade agrícola de inserção social), a F2 - Associação de Apoio Família-A-Família (plataforma de babysitting para famílias com baixos rendimentos) e a Associação Acreditar de Coimbra (rede de sobreviventes de cancro infantil).