A Santa Casa da Ribeira Grande assinalou o décimo aniversário do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Porto Seguro, no dia 10 de fevereiro.

A Santa Casa da Ribeira Grande assinalou o décimo aniversário do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Porto Seguro, no dia 10 de fevereiro.

A sessão aberta à comunidade teve lugar no Cineteatro Miramar, em Rabo de Peixe, localidade que ainda há pouco tempo registava os maiores índices de pobreza do país.

Implementados na Região Autónoma dos Açores, os Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) visam apoiar jovens que se encontrem em situações de risco através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais, educativas e de empregabilidade, para a prevenção das dependências e promoção da saúde, orientação vocacional e formação.

O trabalho em Rabo de Peixe começou no dia 7 de fevereiro de 2006 “após dois meses de preparação e diagnóstico”. O objetivo, que se mantém até aos dias de hoje, era promover “trabalho comunitário e de capacitação dos jovens de Rabo de Peixe”. Em Rabo de Peixe, esta resposta surge como uma verdadeira alternativa a comportamentos desviantes e que impedem os jovens de definir projetos de vida saudáveis, funcionais e que lhes permitam ser cidadãos de pleno direito”, lê-se na nota informativa.

Segundo nota, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) já apoiou, desde que iniciou atividade, cerca de 270 jovens entre os 15 e os 21 anos, podendo continuar a sua intervenção até aos 24 anos, em situações de exceção devidamente fundamentadas.