Crianças felizes e saudáveis. Crianças cidadãs ativas. Com os pés assentes no presente, mas a pensar no futuro, o Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário, em Unhão, concelho de Felgueiras, mereceu reconhecimento em boas práticas desenvolvidas.

O Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário recebeu três selos de certificação no âmbito do projeto “Escola Amiga da Criança”, iniciativa que visa distinguir escolas que concebem e concretizam “ideias extraordinárias”, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e partilha de boas práticas.

Todos estes projetos, que decorrem até ao final deste ano letivo, surgiram no contexto de sala de aula, explicou ao VM a diretora técnica, Sónia Sampaio. “Esta distinção reveste-se de grande importância pela garantia de qualidade dos nossos serviços e do sucesso educativo dos nossos alunos”.

Com as preocupações ambientais na ordem do dia, surge o “Eco?Lógico!” - tema de projeto educativo que aborda as temáticas relacionadas com a sustentabilidade do planeta.

O ponto alto deste programa deu-se o ano passado, com a elaboração de um projeto de carnaval em que os alunos elaboraram todas as decorações e desenvolveram os fatos. As crianças, representando animais em vias de extinção, desfilaram pela cidade, empunhando frases de apelo a hábitos de vida sustentável. “O importante é que cada menino se torne cidadão ativo e leve esta mensagem para casa, para as famílias, criando-se uma onda de sensibilização de outros agentes”, ressalvou.

O Externato foi também distinguido com o selo "Escola Azul", um programa educativo do Ministério do Mar para promover a literacia do oceano em Portugal. “As nossas crianças são estimuladas para a consciencialização da importância dos recursos hídricos, dinamizando atividades diversas de promoção dessa literacia”, frisa Sónia Sampaio. 

No âmbito deste projeto, os alunos finalistas do 4º ano foram incumbidos de desenvolverem algumas tarefas na escola, através da constituição das “Brigadas Eco?Lógico!”. “Alertam os outros colegas, controlam a deposição do lixo nos ecopontos, verificam se as torneiras das casas de banho foram deixadas a pingar. Eles são os agentes desta mensagem, o que os motiva bastante”, garante a diretora técnica.

Sónia Sampaio conta ainda que foi desenvolvida uma outra parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras, que devido à pandemia não pôde ser concretizada. Trata-se da limpeza de uma praia onde, normalmente, “fazemos a colónia balnear. Aqui, a finalidade passa por mostrar aos alunos que o lixo produzido na nossa terra pode ir parar a grandes distâncias e, infelizmente, ao mar”, adverte.

 “As emoções são nossas amigas” é um outro projeto distinguido através da “Escola Amiga da Criança”. O programa de promoção de competências emocionais visa dotar os alunos de maior consciência para a capacidade de gerir as emoções. “Temos uma psicóloga que, com as professoras titulares, efetua visitas regulares às salas em que é abordada uma história. As crianças são convidadas a posicionarem-se face ao sentimento que está a ser experienciado, a colocarem-se no lugar do outro, criando a emoção da empatia”, explica Sónia Sampaio. São trabalhadas várias emoções relacionadas com essas histórias, promovendo-se atividades e dinâmicas que ajudam as crianças a saber gerir esses momentos e a expressar essa emoção”, revela.

“O que pretendemos é arrumar a casa interior, em gavetas, de forma a que eles, consigam reconhecer os seus sentimentos e como reagir”, adianta Sónia Sampaio, acrescentando que, “quando existe algum conflito, os meninos são chamados para perceberem como agiram e como poderiam/deveriam ter agido para resolverem o problema”.

Também a Semana da Saúde recebeu distinção. Terapia do riso, aula de zumba, sessão de sensibilização com enfermeiros sobre alimentação saudável e hábitos de higiene, palestra sobre saúde oral e nutrição com workshop de culinária com os “mini chefes” fizeram parte do programa. “Enquanto escola, entendemos que apenas os alertas não chegavam. Era preciso ir mais além”, defende Sónia Sampaio, revelando o plano. “Partimos para uma semana temática, em que cada dia abordava um tema específico relacionado com a saúde integral”.

Sónia Sampaio adianta que estão a ser trabalhados outros projetos que, em breve serão anunciados, sempre com a finalidade de dotar os alunos de competências e ferramentas educativas e de cidadania ativa.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves