“Muitas brincadeiras com ensinamentos à mistura”. Foram assim os dias 8, 9 e 10 de setembro para as crianças e jovens de Vila Viçosa. Após um agosto de diversão com as oficinas de verão, o Motor Social CLDS 4G calipolense terminou estas férias com o “Rua a Brincar” que juntou as faixas etárias dos 3 aos 14 anos nas ruas da vila.

Sob o mote “Crescer com Valores”, o CLDS 4G uniu-se ao Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (CRI-AC) e à Câmara Municipal para juntos dinamizarem atividades que divertiam e ensinavam sobre as dependências.

O coordenador do CLDS 4G conta que não foi apenas brincar por brincar, havendo sempre objetivos nas diversas ações para incutir valores às camadas mais jovens da sociedade.

Estes dias de setembro, em que o calor e o sol se mantiveram pelo Alentejo, permitiram que filhos e pais adquirissem conhecimento sobre as novas dependências, sendo que o Alentejo é a região do país a nível nacional com os piores indicadores a nível de consumo de álcool, tabaco, cannabis, videojogos e jogos a dinheiro.

Paulo de Jesus, responsável do CRI-AC, explica que foi utilizada uma metodologia através do jogo e de brincadeiras ao ar livre, onde todos pudessem “levar consigo três ou quatro instrumentos que lhes permita tomar decisões e adquirir ensinamentos sobre os comportamentos aditivos”.

No final de cada dinâmica refletia-se sobre o que foi aprendido de forma lúdica e interativa. “Tem havido alguma surpresa porque eles não tinham noção que os videojogos viciam da mesma maneira que o álcool, o tabaco ou a cannabis. Não tinham ideia que o Alentejo é a região do mundo com os maiores consumos per capita, ou que na região a exposição aos videojogos é muito mais gravosa do que é a nível nacional”.

Apesar da grande adesão por parte dos mais novos, a faixa etária entre os 12 e os 14 anos “tem sido a mais difícil de aparecer”. Nelson Rebola refere que para chegar a essa faixa etária O CLDS 4G irá deslocar-se até aos jovens e chamá-los, através de ações e atividades nas escolas.

Voz das Misericórdias, Joana Mouquinho Penderlico