O Dia Mundial da Criança foi celebrado em Vila Viçosa com diversão para crianças e reflexão para pais e encarregados de educação

Foi sob as temperaturas já quentes, que anunciam a chegada do verão ao Alentejo, que nos passados dias 31 de maio, 1 e 2 de junho o Motor Social CLDS 4G de Vila Viçosa, cuja entidade promotora é a Misericórdia, celebrou o Dia Mundial da Criança nas várias freguesias do concelho. Foram três dias recheados de atividades para os mais novos, mas também para os pais e educadores.

Três dias marcados por muita diversão e descontração, mas também aprendizagem com zumba, jogos, sessões de contos e workshops nas freguesias de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, Bencatel, Ciladas/São Romão e Pardais.

Nelson Rebola, coordenador do CLDS 4G, afirma que o Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho, deve ser um dia de diversão para as crianças e um dia de reflexão para os adultos, sobre os direitos dos mais novos.

Entre as atividades dinamizadas, como sessões de contos que continham uma mensagem ou um valor a passar, foi realizado um ateliê de expressão plástica sobre os Direitos das Crianças, no qual os participantes ilustravam um ou mais direitos e criavam um postal para oferecer, para que começassem a conhecer e a perceber os seus direitos. Sobre esta atividade o coordenador refere que as crianças iam ficando a perceber e a conhecer os seus direitos, desconhecidos para muitos até esse dia.

No último dia de atividades realizou-se um workshop direcionado para os pais e educadores sob o mote “Comportamentos Desafiantes das Crianças”. “As crianças às vezes têm comportamentos desafiantes, que não sabemos como reagir e este workshop vem para ajudar os pais a entenderem esses comportamentos desafiantes, mas também para saberem como os ultrapassar e ajudar a ter uma educação mais efetiva e a serem verdadeiros educadores e verdadeiros pais”, explica Nelson Rebola.

Após estes dias intensos de trabalho, mas também de animação e satisfação, o CLDS 4G de Vila Viçosa conta que o feedback dos mais pequenos sobre as atividades foi muito positivo, sendo que muitos referiram ser o melhor Dia da Criança que tinham vivido. “As crianças têm-se divertido muito, têm feito novos amigos e têm aprendido alguns comportamentos saudáveis e brincam ao mesmo tempo que aprendem”.

O Motor Social CLDS 4G de Vila Viçosa é um projeto que trabalha na área do desemprego e também na área da qualificação familiar, tentando qualificar as famílias para terem uma participação mais ativa na sociedade. Atua também junto dos mais novos na área do desenvolvimento de atividades culturais e sociais para que estes desenvolvam estilos de vida saudáveis.

Em Vila Viçosa este projeto social trabalha sobretudo com crianças e famílias com problemas sociais e de extratos mais vulneráveis, passando por dificuldades e carências, e por isso a celebração do Dia Mundial da Criança foi de extrema importância para que todos se sentissem iguais na sociedade, como explicou ao VM o coordenador do projeto.

O Motor Social CLDS 4G de Vila Viçosa iniciou a sua atividade no concelho a 1 de junho de 2020 e garante que o balanço deste primeiro ano é muito positivo, tendo já ultrapassados os 700 beneficiários e tendo conseguido realizar diversas atividades junto da comunidade, mesmo em tempo de pandemia. Toda esta dinamização constitui uma mais valia para o concelho e para os seus beneficiários.

Voz das Misericórdias, Joana Mouquinho Penderlico