Cerca de duas centenas de idosos, de várias instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito de Santarém, participaram, no passado dia 30 de outubro, na segunda edição do Encontro de Moda Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim.

Numa tarde onde a beleza e o glamour foram os denominadores comuns, os idosos desfilaram em estilos diferentes, dando a conhecer as tendências de moda das décadas passadas e mostraram que ‘velhos são os trapos’.

O evento, que decorreu no Salão do Moinho de Vento, teve como objetivo, segundo a Misericórdia de Almeirim, promover e trabalhar a autoestima dos utentes destas instituições, para além de promover um dia diferente para estes seniores, em prol de um envelhecimento ativo.

A ideia passou por recriar, numa passerelle, o guarda-roupa dos anos 60, 70 e 80, com modelos muito especiais. Cinco tipos de indumentária foram propostos neste desfile: o traje de cerimónia, roupa de trabalho, praia, dormir e, por fim, os noivos, os mais aguardados.

Em diversos estilos, os utentes desfilaram sobre uma passadeira vermelha e mostraram que o verdadeiro espírito da atividade se centrou na alegria de viver uma experiência diferente e recompensante.

Para fechar o evento, no qual os seniores do Lar de São José, da Santa Cada anfitriã, foram modelos por um dia, houve lugar a dois momentos de animação e confraternização: um “bailarico”, seguido de uma aula de Zumba (programa de fitness inspirado na dança latina), a cargo da instrutora Joana Pernas, que animou este encontro.

Entre as diversas instituições que marcaram presença estiveram três Misericórdias do Ribatejo: Salvaterra de Magos, Santarém e Pernes. Nas redes sociais, as três Santas Casas agradeceram aos anfitriões pela iniciativa e mostraram aos internautas uma parte dos modelos que passaram pela passerelle.

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes