A Misericórdia de Avis criou, com a ajuda dos seus utentes, um mural com objetivo de valorizar e homenagear as raízes dos utentes.

Trazer um pouco da vida do campo alentejano para o interior da instituição, numa alusão às raízes dos idosos que se encontram institucionalizados, e ao mesmo tornar mais aprazível e bonito o seu espaço físico, foi este o objetivo da Santa Casa da Misericórdia de Avis que criou um mural em forma de sobreiro para albergar todas as fotos dos seus utentes do Lar Nossa Senhora da Orada e do centro de dia.

Foi um projeto um pouco trabalhoso, mas muito prazeroso, que envolveu alguma dedicação e alguma criatividade para o tornar o mais real possível. Mas valeu a pena o esforço pois o resultado final é motivo de orgulho para todos na instituição, e tem sido motivo de atração para quem visita a Santa Casa da Misericórdia de Avis.

“Tem sido um espetáculo ver todas as pessoas a admirar este nosso trabalho. Ninguém fica indiferente quando vê o sobreiro, todos param para ver as fotografias e tentar descobrir onde estão os seus familiares e quem conhecem, e também fazem muitas fotografias ao mural. Então nos fins-de-semana, que é quando há mais visitas, torna-se ponto de passagem obrigatório”. É com este entusiasmo que Manuel Pires nos descreve o impacto que este mural tem tido, e não esconde o orgulho, juntamente com Raúl Mendes Calado, que nos diz que a ideia foi “maravilhosa”, por terem sido dos participantes mais ativos deste projeto. 

O dia-a-dia no da Misericórdia de Avis é repleto de atividades que preenchem as semanas com momentos que são, sobretudo, estímulos para os utentes com efeitos em diversas vertentes, seja no desenvolvimento das competências sociais, motoras ou cognitivas. Foi precisamente numa dessas atividades que o animador Luís Afonso colocou este desafio aos idosos. 

“Tradicionalmente temos sempre um mural deste género, mas que ia mudando de tema e já teve várias formas. Mas agora decidimos fazer algo que fosse simbólico para a instituição e para os nossos utentes, para ficar exposto de forma permanente. E então surgiu-nos esta ideia. Foi escolhida uma árvore por ser um símbolo da vida e o sobreiro por ser uma árvore tradicional do campo alentejano, onde estão as raízes da maioria dos nossos utentes, e inclusive, alguns trabalharam com cortiça. O trabalho foi realizado pelo ateliê de expressão plástica, que desenhou e recortou as 100 folhas, pintou os ramos e ajudou na colocação das fotos nas folhas”, explica o responsável pela dinamização do projeto. 

Luís Afonso confirma que a receção ao mural “foi muito boa, todos os utentes gostaram do trabalho e da sua fotografia e vários familiares acharam uma excelente ideia. Neste mural é possível ver, num só lugar e de uma forma apelativa, todos os rostos que diariamente dão vida à nossa instituição”.

Manuel Pires, tem 75 anos e está na instituição em centro de dia há 11 anos, e Raúl Mendes Calado, de 87 anos, está no lar há pouco mais de um ano. Como referem ao Voz das Misericórdias, “é com grande prazer que participamos nestas atividades, ajudam-nos a ocupar o tempo e também a evoluir. Por isso gostámos muito de fazer este mural, e ajudámos também com algumas ideias”, sublinham, explicando que Raúl teve a ideia de juntar mais um ramo ao sobreiro para que ficasse mais real, e Manuel, durante um passeio, encontrou algumas landes num sobreiro que usou para colar no mural.

Luís Afonso reconhece que é importante para a dinâmica de grupo ter utentes como o senhor Manuel e o senhor Raúl porque “têm uma influência positiva nos outros utentes que acabam por se sentir mais motivados para este tipo de trabalhos, e ganham confiança para participar. Noto, sobretudo, que para eles é uma forma de melhorar a sua autoestima, influenciando a que se sintam úteis e valorizados pelos que fazem”, constata.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão