A Misericórdia de Chaves voltou a reunir mais de duas centenas de participantes no âmbito dos Jogos Populares, que teve lugar a 8 de junho.

Pelo sexto ano consecutivo, a Santa Casa convidou as instituições de apoio à terceira idade e deficiência do concelho a recordar as brincadeiras e jogos tradicionais que marcaram a mocidade de outros tempos.

Na abertura do encontro, em pleno jardim público de Chaves, o provedor lembrou que este projeto é sinónimo de “festa, convívio, interação e boa disposição”. A mobilização de diversas entidades do concelho permitiu ainda, de acordo com João Miranda Rua, estreitar relações com “os parceiros que desenvolvem as mesmas tarefas em diferentes localidades”.

Através de jogos como o cântaro, a ferradura, eixo, malhão, prego e tantos outros, a equipa de animação sociocultural da Santa Casa nortenha promoveu a interação entre os participantes e a prática de exercício físico adaptado às necessidades e condições dos utentes.

“Foi uma tarde bem passada. Foi muito interessante pelo convívio do pessoal. No lar faço exercício sempre que posso porque sei que mexer-me faz bem ao corpo e à mente”, referiu o utente da Misericórdia de Chaves, José Araújo, numa nota citada pela instituição.