Na data em que se assinala o Dia dos Avós (26 de julho), em honra de Santa Ana e São Joaquim (avós de Jesus Cristo), lembramos o papel dos decanos nas famílias, enquanto depositários de valores e saberes fundamentais na sociedade, e destacamos a importância do encontro e diálogo entre gerações, fomentado no trabalho diário das Misericórdias e outras entidades do setor social.

Cuidar dos idosos, assegurando bem-estar e dignidade em diversos momentos da sua vida, assume-se hoje como um dos pilares de atuação das Misericórdias, através de uma vasta rede de respostas que abrange todo o território nacional.

No momento atual, marcado pelo envelhecimento acentuado da população, a atuação das instituições não se esgota no gesto diário de cuidar. O novo paradigma de envelhecimento tem inspirado uma reflexão partilhada entre técnicos e dirigentes, em todo o país, que procuram desta forma soluções mais adequadas ao novo perfil das pessoas idosas.

O Dia dos Avós comemora-se anualmente a 26 de julho, dia da memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados padroeiros dos avós.