As Misericórdias de Alcáçovas e Mogadouro foram distinguidas na terceira edição do Prémio Fidelidade Comunidade

As Santas Casas de Alcáçovas e Mogadouro foram duas das 17 entidades distinguidas na terceira edição do Prémio Fidelidade Comunidade. Num universo de 321 candidaturas, as duas Misericórdias arrecadaram a distinção na categoria de envelhecimento, com projetos que prestam apoio aos idosos no domicílio, na satisfação das principais necessidades diárias e na promoção do seu bem-estar.

Em Mogadouro (na foto), o prémio Fidelidade Comunidade, no valor de 46.200 euros, contemplou o projeto de apoio domiciliário à demência que leva, diariamente, cuidados especializados a casa de utentes com demência, promovendo ainda o diagnóstico, intervenção precoce e monitorização de casos assinalados no concelho de forma a adiar a institucionalização destas pessoas. No terreno há três anos, este projeto apoia atualmente cerca de 100 utentes, mais os familiares e/ou cuidadores.

Ao VM, João Henriques, provedor da Santa Casa, disse que este prémio vai permitir à instituição “a manutenção dos técnicos” que fazem parte deste projeto e assim garantir “que este serviço continue a funcionar, pelo menos durante mais dois anos, de forma gratuita para todos os utentes”.

Para além disso, o prémio apoiou a Misericórdia de Mogadouro na aquisição de uma viatura, “uma ferramenta imprescindível porque o apoio domiciliário é prestado em casa das pessoas e temos de ter mobilidade”, referiu.

Para João Henriques esta distinção da Fidelidade assume especial importância para a Misericórdia sobretudo pelo reconhecimento. “Claro que a parte material e financeira importa, mas ao dizerem-nos que estamos a fazer algo que é importante e diferenciador no país afaga-nos a alma e dá-nos força para continuar”.

Na Misericórdia de Alcáçovas o prémio Fidelidade Comunidade, no valor de 45 mil euros, distinguiu o projeto Click, Clack, Clock, que, segundo a diretora delegada da instituição, Helena Reto, vai permitir à instituição a “implementação de respostas complementares às que já existem” e apoiar diretamente cerca de 150 utentes.

“Em ERPI vamos criar um ginásio de estimulação cognitiva e um sistema de localização e controlo de percurso. No serviço de apoio domiciliário vamos criar uma equipa multidisciplinar (fisioterapeuta, psicomotricista e terapeuta da fala) que vai reforçar a nossa equipa e intervirá com recurso ao software siosLife”. Helena Reto disse ainda ao VM que este projeto visa “melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos utentes”, razão pela qual vai ser “feito à medida de cada um”.

Para a diretora delegada da Santa Casa, este prémio “é fundamental” para colocarem na prática um “projeto que permite reforçar e ampliar as nossas competências, tornar a intervenção mais completa e abranger mais pessoas”.

Segundo nota de imprensa da Fidelidade, este prémio “materializa o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade através do fortalecimento do setor social”.

Desde há três anos que a seguradora disponibiliza 500 mil euros para apoiar financeiramente instituições particulares de solidariedade social. Além do apoio à terceira idade o prémio distinguiu ainda projetos na área da prevenção em saúde e pessoas com deficiência ou incapacidade. 

Na foto Misericórdia de Mogadouro - Arquivo VM | Patrícia Posse 

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves