O Centro de Apoio Social Ernestino Miranda (CASEM) da Santa Casa da Misericórdia de Esposende foi o espaço escolhido para as celebrações do Dia Internacional da Família. A efeméride ficou marcada pela oferta do software siosLife aos utentes.

“No dia 15 de maio assinalámos o Dia da Família com os utentes do centro de dia e do serviço de apoio domiciliário, preparámos um vídeo com as atividades que foram realizadas ao longo do ano para eles verem. No dia 26 a festa foi para os utentes da estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) e seus familiares”, explicou ao VM Catarina Sá, diretora técnica da Misericórdia. 

À semelhança do que aconteceu no dia 15 também os utentes da ERPI visionaram o vídeo. “Eles gostam de se rever nas atividades”, disse a diretora técnica, acrescentando que esta é também uma forma de dar “um feedback aos familiares do que fazemos”. 

Mas as surpresas não se ficaram por ali. Maria Emília Vilarinho, provedora da Santa Casa de Esposende, que no seu discurso realçou a “importância dos valores da família e do bem-estar dos utentes”, tinha um presente especial para todos. 

“Foi lhes oferecido o software siosLife e eles ficaram muito satisfeitos. Criámos o perfil de cada um e adaptámo-lo às suas necessidades físicas e psicológicas”, explicou Catarina Sá. 

Através deste software, os utentes da ERPI podem ter acesso a diversos jogos e podem também estabelecer contacto, por vídeo chamada, com os familiares. Estas potencialidades, referiu a diretora técnica, fizeram com que os utentes recebessem “tão bem esta novidade”. Ainda segundo Catarina Sá, “um dos pontos altos dos festejos foi quando uma utente falou por vídeo chamada com o filho. Ela não sabia de nada e nós preparamos tudo com o filho, foi muito bonito”.  

A implementação deste programa na Misericórdia de Esposende, concluiu a diretora, está não só a promover o envelhecimento ativo, mas também a “aproximar os utentes das novas tecnologias e dos familiares, muito deles no estrangeiro”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves