No âmbito do projeto “Toca a Mexer”, vencedor do prémio BPI Seniores 2016, a Santa Casa de Evoramonte, organizou no dia 11 de outubro as I Olimpíadas Seniores.

 Uma manhã diferente que contou com a presença de alguns utentes de outras três Misericórdias: Veiros, Estremoz, e Azaruja.

“A nossa Santa Casa está sempre aberta, em contacto com a população e desta vez tentámos que eles estivessem com utentes de outras Misericórdias, de modo a trocarem experiências”, afirmou Manuel Ribeiro, provedor da Santa Casa de Evoramonte. 
Contacto esse, que se começou a perceber bem cedo com a chegada dos convidados, ao amplo pátio que os esperava para dar início às I Olimpíadas Seniores.

Sentados nas cadeiras e nos bancos que se encontravam debaixo da alpendorada, os utentes da casa, sorriam, acenavam e recebiam com palavras de boas vindas, as equipas que chegavam. “Bom dia malta jovem” e “isto é só rapaziada nova” foram algumas das expressões ouvidas enquanto os atletas seniores ocupavam os seus lugares. Ao mesmo tempo que se sentavam, analisavam uns com os outros o circuito de jogos que lhes foi preparado. 

Ana Canelas, psicomotricista da Santa Casa de Evoramonte realçou que “as Olimpíadas são o juntar de muita coisa, acima de tudo é desenvolver jogos que estimulem também a competição saudável entre idosos”.

Leia a reportagem na íntegra no seu jornal Voz das Misericórdias de outubro.