Um grupo de utentes idosos da Misericórdia de Monção teve a oportunidade de voar pela primeira vez, no passado dia 23 de setembro, no aeródromo de Cerval, em Valença. A atividade de batismo de voo foi organizada pela Câmara Municipal de Monção, em colaboração com o Aeroclube do Alto Minho, e envolveu diversas IPSS do concelho.

O sol e o céu de sábado em Monção não deixavam dúvidas: era um bom dia para voar. Na pista do aeródromo, cerca de 40 idosos institucionalizados aproximavam-se, com a ajuda de alguns técnicos, de uma experiência única. A passos lentos, mas certos, apoiados por bengalas

e andarilhos, todos caminhavam em direção aos diferentes veículos aéreos, sem medo do que vinha aí. Alguns dos idosos do lar e do apoio domiciliário da Misericórdia de Monção têm já mais de 90 anos, mas para nenhum deles a idade foi obstáculo.

Segundo a trabalhadora da equipa de atividades sociocupacionais do lar de idosos, Rosa Gil, “foi uma experiência fantástica, todos ficaram muito felizes”. Inicialmente, a atividade proposta era destinada “a quem nunca tivesse viajado de avião”, mas a equipa da Santa Casa acabou por “levar outros utentes, pois havia vagas”. Além disso, é certo que havia quem já tivesse andado de avião, mas “andar numa avioneta não tem nada a ver”, pelo que foi mesmo uma nova experiência para todos.

As viagens foram realizadas em ultraleves (veículo com dois lugares) e aviões ligeiros (com quatro lugares), a cerca de 1500 pés (400 metros) de altura e com a velocidade a atingir os 200 quilómetros por hora. Do alto do voo, os idosos conseguiram ver Monção, Valença, Caminha e ainda terrenos espanhóis como Tui, Porriño e Santa Tecla.

O evento contou com a presença de João Oliveira, vice-presidente e vereador da ação social do município de Monção.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira