Lar de idosos recebe visita dos doutores palhaços e o ator Ruy de Carvalho

“Uma tarde verdadeiramente emocionante”. Foi assim que a animadora sociocultural da Misericórdia da Murtosa, Ana Catarina Silva, descreveu a visita que o ator Ruy de Carvalho e os doutores palhaços, da Associação Palhaços d’Opital, fizeram ao lar da instituição no passado dia 30 de março. A visita aconteceu no âmbito da ação de solidariedade ‘Todos temos uma Missão’, promovida pelos alunos finalistas do Clube de Empreendedorismo VER+ do Agrupamento de Escolas da Murtosa.

Risos, sorrisos, música, cor, animação, boa disposição e muitos afetos marcaram a tarde em que os utentes do lar da Santa Casa da Murtosa receberam em sua casa “duas visitas especiais”. “O senhor Ruy de Carvalho é uma pessoa extremamente acessível, simpática e carinhosa, toda a gente queria dar-lhe um beijinho, pedir um autógrafo, e os doutores palhaços são tão simpáticos e alegres que ninguém ficou indiferente”, contou Ana Catarina Silva ao VM.

Enquanto o conhecido ator português, que é padrinho da Associação Palhaços d’Opital, distribuía beijos, abraços e tirava uma selfie aqui e ali na sala de convívio, os doutores palhaços foram visitar os utentes que se encontravam acamados. “Os palhaços fizeram uma visita quase individualizada aos utentes e todos reagiram bem à presença deles”, continuou a animadora sociocultural. 

As reações dos idosos surgiam logo à primeira vista. “Primeiro pelas indumentárias que usavam os palhaços, que suscitaram muitos sorrisos, e depois porque eles sabem trabalhá-los, quer através da música, quer através da comédia e isso fez com que até os idosos que se encontram num estado demencial mais avançado reagissem bem à presença deles”, contou Ana Catarina Silva. 

Para a técnica da instituição “esta visita foi um momento muito especial, muito gratificante” tanto pelos doutores palhaços como pelo facto de os idosos terem tido a “possibilidade de estarem com uma figura ímpar da sociedade portuguesa que só veem na televisão”. “Os idosos adoraram as duas presenças”, rematou Ana Catarina Silva. 

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves