Evento juntou a prática de exercício físico à promoção do património museológico

Numa iniciativa que reuniu utentes de várias instituições do concelho, com as quais é habitual promover dinâmicas e convívios interinstitucionais, a Santa Casa da Misericórdia de Nisa realizou, pela primeira vez, uma caminhada cultural que culminou com uma verdadeira explosão de cores.

Estiveram envolvidos nesta atividade, para além dos anfitriões, os utentes da Santa Casa de Arez, Amieira, Montalvão e do Centro Social de Tolosa. Aliando a prática de exercício físico à promoção cultural do património museológico nisense, todos participaram numa caminhada que integrou uma visita ao Museu da Olaria e do Barro de Nisa e terminou nos jardins da Santa Casa, onde os participantes vivenciaram uma experiência que está muito na moda: o lançamento de tintas em pó.

A animadora Fernanda Guerra, que é também a responsável pela iniciativa, refere que foi uma tarde diferente para os mais de 60 idosos que deram vida a esta caminhada colorida e que foi muito importante e apreciada pelos participantes. O espaço do Museu do Barro e do Bordado "diz muito aos nossos seniores e retrata uma vivência que é muito marcada em Nisa. Para a maioria dos nossos utentes foi também uma forma de voltar aos seus tempos de mocidade, de voltar a viver um pouco do que é esta arte nisense e que conta também um pouco das suas vidas", constata.

Depois da visita e continuando a caminhada, os participantes rumaram ao grande quintal da casa senhorial que é hoje o lar da Santa Casa de Nisa, onde se realizou a explosão de cores, a que os idosos não apenas aderiram como – até para surpresa de muitos - participaram entusiasticamente.

Foi sem dúvida uma experiência diferente e bastante divertida, como se comprova pelo comentário de uma das idosas mais ativas e entusiasmada, que dizia ter adorado e que não se importava de ficar com a roupa cheia do pó colorido. "Já não sou eu que tenho de lavar a roupa", por isso podia colorir-se à vontade, disse-nos em tom de brincadeira.

Seguiu-se o lanche à sombra das frondosas árvores e depois os idosos regressaram às respetivas instituições, ficando à espera de nova passeata e divertimento. Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão