A Santa Casa da Misericórdia de Boticas tem um novo serviço residencial para pessoas idosas. Com capacidade para 30 pessoas, a nova estrutura está vocacionada para alojamento permanente, mas poderão ser aceites “algumas situações temporárias”, contou ao VM a diretora técnica, Isabel Torres.

Localizado no centro de Boticas, o novo equipamento da Misericórdia alia, segundo comunicado enviado pela instituição, “o conforto de uma estrutura recente com as tecnologias mais atuais e serviços associados a um equipamento com características superiores”. 

Nascido da reabilitação da antiga residência para estudantes, e agora concessionado pela autarquia local à Misericórdia de Boticas, o Hotel Sénior Santa Bárbara, como é designado, é uma resposta privada, conforme explicou ao VM a diretora técnica do equipamento. “A Misericórdia escolhe os candidatos em função dos critérios que estão previstos no regulamento interno, quer no cálculo de mensalidades quer na admissão de utentes”, disse Isabel Torres.

Outra especificidade deste novo equipamento é o facto de aceitar apenas utentes com total autonomia. “Isto é uma ERPI, mas foi adaptada de uma estrutura que estava contruída para ser um hotel e por esse motivo neste momento só podemos aceitar pessoas que sejam autónomas”, referiu a diretora técnica.  

Além disso, continuou Isabel Torres, trata-se de “uma resposta diferenciada porque tem alguns serviços que normalmente não temos e que apenas pessoas com alguma capacidade económica conseguem suportar. Falamos de serviço de cabeleireiro, fisioterapia, assistência religiosa, enfermagem, entre outros”.

Com a criação deste lar privado a Misericórdia de Boticas passa a ter sete respostas sociais direcionadas para a terceira idade e a empregar mais de 200 pessoas, o que a torna das entidades que mais emprego gera no concelho do distrito de Vila Real.

Criada em 2004, a Santa Casa da Misericórdia de Boticas é uma das mais jovens do país e apoia diariamente quase mil pessoas.


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves