A Rádio Sénior foi distinguida pelo prémio ‘Mais Ajuda’ e vai começar a emitir já em maio para dar voz aos idosos e à comunidade

O projeto Rádio Sénior, da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, é um dos dez vencedores da segunda edição do programa de impacto social “Mais Ajuda”, que privilegia a criação de novas respostas ao apoio dos idosos.

Os prémios “Mais Ajuda” resultam de uma parceria da rede de supermercados Lidl com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, contando com o apoio da Beta-i, que despertaram a atenção das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e de várias startups. Foram apresentadas mais de 730 candidaturas aos fundos recolhidos durante a campanha natalícia nas lojas da marca alemã e as cinco IPSS e as cinco startups terão ao seu dispor 33.300 euros para desenvolverem atividades dirigidas aos mais velhos.

O projeto Rádio Sénior, proposto pela Misericórdia da Pampilhosa da Serra, pretende ser uma ferramenta de intervenção ocupacional, dando voz aos idosos e procurando também atender ao isolamento dos seus utentes em situação de vulnerabilidade no contexto pandémico. “A ideia surgiu quanto tivemos todos estes constrangimentos relacionados com a pandemia da Covid-19, que nos obrigou a deixar as pessoas mais confinadas e sem a possibilidade de comunicar com os outros utentes, com os seus familiares e com as redes de amigos ou de suporte”, declara o provedor da instituição ao VM.

António Sérgio Martins, congratulando-se com a apreciação positiva do projeto radiofónico, elucida que a Misericórdia tenciona “criar um meio que possa, pelo menos, ser alternativa a este modo diferente de viver, hoje, com a Covid-19”. “Foi nesse sentido que saiu a candidatura que, em boa hora, acabou por ser aceite”, adianta o mesmo responsável, sublinhando: “Queremos que os nossos idosos tragam cá para fora aquilo que melhor sabem, partilhando as suas experiências e histórias de vida com todos os outros utentes da comunidade e da região.”

Na sequência dos sucessivos estados de emergência, a Misericórdia de Pampilhosa da Serra procura atenuar os efeitos dos confinamentos dos seus utentes, desejosos de “voltar a comunicar com o mundo”. A Rádio Sénior visa “diminuir o isolamento social e quebrar a rotina, bem como promover uma maior conexão social entre as instituições, além de estimular o funcionamento cognitivo de todos aqueles com os quais interagirmos”. “Se o conseguirmos fazer bem, reduziremos muito o consumo de fármacos e promoveremos a estabilidade emocional dos utentes”, refere António Sérgio Martins, anotando: “No fundo, procuramos valorizar a marca da ‘Misericórdia’, da própria comunidade e da região, reavendo as nossas tradições”.

O contributo do prémio “Mais Ajuda” é o de “dar o pontapé de saída na realização de um sonho”, permitindo a aquisição do equipamento indispensável num estúdio de rádio com difusão pela Internet, incluindo mesa de som e software de transmissão. “Vamos fazer isto em dois momentos, porque há regras que não podemos ultrapassar. Aguardamos que nos seja atribuída uma frequência modelada (FM). Já fizemos a respetiva candidatura, mas é um processo moroso. Até lá, vamos fazer animação interna e pela via online”, esclarece o provedor.

“Pela web, chegaremos ao mundo inteiro da mesma forma que uma rádio tradicional, embora haja algumas limitações, porque nem todas as pessoas isoladas têm internet”, diz António Sérgio Martins, admitindo que “o caminho faz-se caminhando, com a vantagem de que facilmente se chega a outras paragens, onde estão as redes de apoio e familiares”.

No seguimento da aprovação da sua candidatura, a Misericórdia da Pampilhosa da Serra começou, a 7 de abril, “a dar formação interna às pessoas, para perceberem como é que estas coisas se fazem”. “Queremos ser uma voz ouvida na comunidade local e na região. O objetivo é o de que as emissões sejam feitas aqui, mas com abertura total para que outras IPSS e Misericórdias possam colaborar e associar-se. O que nos daria muita alegria”, observa ainda o dirigente da instituição.

Voz das Misericórdias, Vitalino José Santos