“Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores institucionalizados” são objetivos do Projeto ‘Volto Já!’, na área do Turismo Social Sénior que está a ser desenvolvido pelos Institutos Politécnicos de Beja e de Santarém, com parcerias estabelecidas com as Misericórdias de Santarém e Santiago do Cacém.

No dia 13 de junho, um grupo de participantes deste projeto de mobilidade sénior esteve de visita à Feira Nacional de Agricultura em Santarém, numa iniciativa que dá agora os primeiros passos, visando, também, o desenvolvimento de um modelo de negócio de turismo social dirigido aos idosos institucionalizados em lares ou centros de dia.

A intenção, segundo Eva Barbosa Mendonça, consultora de gestão do ‘Volto Já!’, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, é desenvolver uma plataforma informática que permita às instituições aderir ao programa, divulgar as experiências socioculturais oferecidas e ainda estabelecer acordos que efetivem o intercâmbio.

A visita à Feira de Agricultura e à cidade de Santarém foi o momento inaugural desta iniciativa, que, numa fase posterior, levará utentes da Santa Casa local à congénere de Santiago do Cacém.

“O projeto permite aos seniores o acesso a bens e serviços demasiado dispendiosos, se adquiridos isoladamente, favorecer a expansão do círculo social através de novas ligações interpessoais, combater o isolamento social, permitir o contacto com a cultura e tradições de outras regiões do país, estimulação cognitiva, melhoria da qualidade de vida e contribuir para incentivar práticas de consumo sustentáveis”, explicita a responsável.

Por sua vez, as instituições de economia social beneficiarão de uma oferta de serviços diferenciada e a baixo custo, a expansão da sua rede de parceiros, reconhecimento social, ligação à academia e inovação.

O projeto é suportado por uma equipa multidisciplinar dos dois Institutos Politécnicos envolvidos (Beja e Santarém) e cofinanciado pela União Europeia e Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Voz das Misericórdias, Filipe Mendes