A Misericórdia de Pernes tem um novo equipamento dedicado a pessoas com demências. Com capacidade para 10 pessoas, o Lar São João de Deus vai completar as respostas de apoio à terceira idade nesta freguesia do concelho de Santarém.

“Foi a necessidade que nos conduziu à ação”, disse o provedor durante a inauguração que teve lugar a 27 de janeiro. Lembrando que não havia no concelho nenhuma resposta especializada em demências, Manuel Maia Frazão destacou o esforço de uma “equipa comprometida” com “o cuidar com bondade” aqueles que mais precisam.

Aquele responsável chamou ainda a atenção para o projeto Vidas – Valorização e Inovação em Demências, da UMP, que foi determinante para que técnicos e dirigentes tivessem acesso à formação nesta área. Outro apoio determinante, continuou o provedor, veio do Fundo Rainha D. Leonor, iniciativa da Santa Casa de Lisboa em parceria com a UMP.

A inauguração teve início com a bênção do edifício pelo bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, e contou com a presença do presidente da UMP, Manuel de Lemos, o responsável do Secretariado Nacional da UMP pela área da saúde e pelo projeto Vidas, Manuel Caldas de Almeida, o vogal da Santa Casa de Lisboa, o presidente da autarquia de Santarém, o diretor da Distrital da Segurança Social de Santarém, provedores e representantes de outras entidades.