O grupo coral da Santa Casa da Misericórdia de Pernes gravou recentemente um CD. A novidade, segundo nota da instituição, representa o reconhecimento do trabalho que todos os envolvidos têm desenvolvido desde a criação do conjunto em 2014. Além disso, em época natalícia, o álbum “bem pode servir de presente neste Natal”.

O grupo coral “começou pequeno, composto inicialmente apenas pelos técnicos que descobriram na música a arte de suavizar a dureza das absorventes profissões”, refere a nota.

Na mesma altura, o maestro José Santos Rosa passou a frequentar o centro de dia da instituição e “sendo ele um ilustre e conceituado músico, conhecido pelo trabalho de toda uma vida dedicada à música”, foi logo convidado a participar.

“O grupo ganhou, assim, outra dimensão, competência, rigor e responsabilidade, como se de um grupo profissional se tratasse, pelo andamento que o maestro impôs no grupo, através dos ensaios, escolha do reportório, entre muitas outras coisas”, refere o comunicado.

O repertório é variado, com temas populares, muitos deles da autoria do próprio maestro, e clássicos de grandes compositores, nacionais e estrangeiros.
Com quase cinco anos de existência, o grupo coral representa um espaço para promoção “da solidariedade, da tolerância, do entretenimento, da amizade” e, especialmente, continua o comunicado, a realização de um sonho para muitos elementos que sempre quiseram fazer parte de um grupo coral.

Para o provedor da Misericórdia de Pernes, Manuel João Maia Frazão, o grupo coral é uma aposta ganha que vai continuar a merecer “o interesse e o investimento” da mesa administrativa para que continue a promover a amizade entre os elementos e o espírito da instituição junto da comunidade.

O CD, intitulado ‘Sempiterno’, é também uma maneira da Santa Casa da Misericórdia de Pernes assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, assinalado em 2018.

Além dos colaboradores da Santa Casa e do maestro José Santos Rosa, o grupo coral conta também com a participação de Pedro Santos Rosa, filho do maestro, que acompanha o grupo ao piano, “enriquecendo-o com a sua participação na gravação deste CD”.