A UMP continua a avançar com o Projeto para a Qualificação das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (PQCAPI).

O perfil dos idosos está a mudar e para adaptar as respostas sociais às novas realidades a UMP tem vindo a desenvolver um conjunto de esforços e projetos para a promoção da melhoria contínua das respostas nesta área social. O PQCAPI é uma dessas iniciativas.

O objetivo é proporcionar às Misericórdias e outras entidades do setor solidário o acesso a linhas de financiamento que viabilizem a adaptação de estruturas de apoio às novas realidades decorrentes do envelhecimento.

Para melhorar a vida das pessoas idosas, de modo a melhorar a vida de todos, favorecendo um envelhecimento com saúde serão necessárias adaptações e requalificações de infraestruturas, introdução de tecnologias e procedimentos que permitam alcançar uma mudança de paradigma. 

Estas alterações envolvem necessariamente recursos que vão para além das capacidades financeiras da grande maioria das instituições do setor social e solidário e não há, até ao momento, possibilidade de recorrer ao Portugal 2020 para este tipo de intervenção.

É neste âmbito que a UMP arranca com um projeto para, enquanto plataforma agregadora de projetos, procurar soluções no quadro do Plano Juncker (pela via do Banco Europeu de Investimento) e no programa Horizon 2020. 

Para efetuar candidaturas a estes programas europeus é condição sine qua non que o projeto, de dimensão financeira considerável, se integre num pilar de evidente mudança de paradigma da qualidade de vida dos idosos no seio da União Europeia.

Recorde-se que na área reservada do site, na Central de Documentos, estão disponíveis dois documentos relativos a este projeto: ‘Guia PQCAPI’ e ‘Instrução dos Processos - Informação para elaborar candidatura’.

Para mais informações: pqcapi@ump.pt