A Misericórdia da Praia da Vitória organizou, em parceria com a biblioteca pública e o arquivo regional Luís da Silva Ribeiro, uma oficina de competências digitais de iniciação às redes sociais e novas plataformas de comunicação online. Destinado ao público sénior, o workshop, que surgiu sobre a alçada da Direção Regional da Cultura dos Açores, aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro.

Nuno Silveira, responsável pelo departamento de informática e formação da Misericórdia da Praia da Vitória e formador no workshop, revelou ao VM que a iniciativa “foi um sucesso”. “Os formandos ficaram a perceber como as aplicações messenger do facebook e skype funcionam. Ficaram com capacidade para falar com quem está longe através das aplicações que trabalhámos”, referiu. 

Facultar ferramentas que permitissem aos seniores da região uma maior interação com familiares e amigos através do uso das novas tecnologias foi o grande objetivo da iniciativa que decorreu na biblioteca municipal e contou com a participação de 10 pessoas com idades compreendidas entre os 65 e 80 anos.

Nos dois primeiros dias de workshop os idosos aprenderam a instalar as aplicações, a criar uma conta no facebook e no Skype e exploraram o que podiam fazer com as mesmas. Aprenderam ainda a fazer pesquisa no Google. No terceiro e último dia os formandos dedicaram-se a pôr em prática o que tinham aprendido.

“Houve uma senhora que fez videochamada com a filha que está nos Estados Unidos, foi uma alegria. E outra falou no chat com a neta que estuda em Lisboa”, contou Nuno Silveira. Apesar do sucesso da formação, o formador ressalva, que “era importante dar continuidade a estes workshops” para consolidar conhecimentos. 

A vontade do formador foi ouvida e está já em cima da mesa a possibilidade de haver uma segunda fase desta oficina de competências digitais. Para o próximo ano, e segundo Nuno Silveira, a Misericórdia está a preparar uma formação “para jovens e adultos, sobre os perigos das novas tecnologias e da internet”. 


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves